
Frente ao aumento dos casos registrados no município de Nova Mutum e buscando evitar um cenário epidêmico, as medidas de bloqueio, prevenção e controle das infestações do mosquito da dengue, tornam-se imprescindíveis para conter o avanço dessa doença. A Secretaria de Saúde já intensificou as ações contra a prevenção do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
O Departamento de Vigilância Ambiental, através dos seus agentes de combate as Endemias, irá fechar os ciclos de levantamento de índices e tratamento com mais de 142 mil inspeções realizadas em 2025, de maneira sistemáticas nos bairros e também em áreas públicas, especialmente locais com potencial para acúmulo de água parada, como terrenos baldios e pneus abandonados. Essas áreas funcionam como criadores ideais para o mosquito, o que exige atenção rigorosa para a eliminação dos focos.
Jeová Oliveira dos Santos, coordenador da Vigilância Ambiental, reforça que "a colaboração da população é fundamental para o sucesso dessas ações. Somente com a conscientização e o engajamento dos mutuenses será possível eliminar os criados e impedir o avanço das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti."
Diante disso, a Vigilância Ambiental solicita o apoio dos moradores para permitir a entrada dos agentes de Endemias para a realização do bloqueio e das inspeções regulares em seus imóveis. “Somente com a parceria da população será possível garantir a saúde e o bem-estar da comunidade”, afirma Jeová.
O cidadão mutuense pode atuar eliminando qualquer recipiente que acumule água parada e mantendo o ambiente limpo.
A Secretaria de Saúde de Nova Mutum solicita a todos que se engajem nesta luta constante para proteger a cidade e seus habitantes, contribuindo de forma ativa para o controle e erradicação do mosquito Aedes aegypti.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM