
De acordo com dados oficiais da Vigilância Epidemiológica de Nova Mutum, o município registrou, entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2025, um total de 3.020 notificações de casos suspeitos de dengue, dos quais 986 foram confirmados. Nos meses de outubro e novembro, ocorreram 134 e 129 notificações, respectivamente, com 13 e 12 casos confirmados nestes períodos. Além disso, 1.985 notificações foram descartadas e 49 casos ainda estão em investigação em novembro.
Nos dados apresentados à chikungunya, os números indicam um aumento significativo em relação ao ano anterior. Foram 572 notificações até o final de novembro de 2025, com 286 casos confirmados, ao contrário de 2024, quando 51 casos foram confirmados entre 164 notificações. Em outubro e novembro deste ano, foram registradas 8 e 6 notificações, sendo 2 confirmados em outubro e nenhuma em novembro. Permanecem em investigação dois casos notificados em novembro.
A preocupação também se estende aos internados por suspeita de arboviroses, que totalizam 139 no mesmo período, reforçando a gravidade da situação na cidade.
Juliana Manfroi, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, destaca a importância da prevenção neste momento crucial: "Vamos entrar no período endêmico nos próximos seis meses e nossa atenção é na prevenção para os mosquitos não proliferarem, pois neste ano há muitos casos confirmados de chikungunya. A doença é mais complicada de diagnosticar rapidamente nos primeiros sintomas e realizar o manejo clínico específico. Na dúvida se dengue ou chikungunya, procure o serviço de saúde para acompanhamento clínico. O clima atual, com chuvas e sol quente, é propício para a replicação dos mosquitos, então fique atento e eliminem focos em casa."
A Vigilância Epidemiológica reforça a necessidade de colaboração da população para eliminar criadores do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dessas arboviroses, principalmente com a chegada do período endêmico. A atenção às orientações de saúde pública é fundamental para conter o avanço dos casos e proteger a comunidade.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM