A secretaria de Saúde realiza no próximo dia 11 de outubro mais uma edição da campanha de doação de sangue em parceria com o Hemocentro de Cuiabá. A ação está previsto para iniciar as 08h no PSF Primavera, localizado no Bairro Jardim Primavera, a expectativa é que sejam coletadas 150 bolsas de sangue.
A Coordenadora da Vigilância em Saúde Marines Uhde, ressalta a seriedade do ato “Precisamos que a população participe das campanhas de doação de sangue, porque necessitamos freqüentemente do uso de bolsas de sangue para nossos doentes, e somente através de campanhas conseguimos manter nossos estoques de bolsas em dia”.
CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR SANGUE:
Sentir-se bem, com saúde;
Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;
Ter entre 18 e 65 anos de idade;
Ter peso acima de 50Kg
RECOMENDAÇÕES PARA O DIA DA DOAÇÃO:
Nunca vá doar sangue em jejum;
Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação;
QUEM NÃO PODE DOAR?
Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
Mulheres grávidas ou amamentando;
Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
Usuários de drogas
Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
O QUE ACONTECE DEPOIS DA DOAÇÃO?
O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.
O QUE ACONTECE COM O SANGUE DOADO?
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.