Nova Mutum

day_122.png
12 de Novembro de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

12 de Novembro de 2024

GERAL Sábado, 09 de Novembro de 2024, 10:31 - A | A

09 de Novembro de 2024, 10h:31 - A | A

GERAL / CONSCIENTIZAÇÃO

SES realiza programação da campanha Novembro Azul nos Hospitais Regionais de MT

Objetivo é conscientizar a população sobre o câncer de próstata e incentivar os homens a realizarem os exames preventivos

Thaís Fávaro | SES-MT



A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza durante todo o mês de novembro uma programação nos Hospitais Regionais de Mato Grosso com o objetivo de conscientizar a população, em especial os homens, sobre o câncer de próstata e reforçar a importância do autocuidado e dos exames preventivos.

Durante o decorrer do mês, o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e os Hospitais Regionais de Colíder, Sorriso e Alta Floresta realizarão ações focadas na Saúde do Homem. 

Serão realizadas consultas na especialidade de urologia, exames para rastreamento de câncer e ciclos de palestras. Com a exceção da iniciativa de Alta Floresta, que é voltada exclusivamente para profissionais, todas as demais ações atenderão pacientes já regulados pelo Sistema de Regulação.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil, representando 29% dos casos de câncer. Ele fica atrás apenas dos casos de câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente em 2023, a estimativa era de 70 mil novos casos de câncer de próstata no país.

Apesar do alto índice de casos, esse tipo de câncer tem 90% de chance de cura caso descoberto precocemente, por isso a importância da conscientização sobre a realização de exames preventivos.

O Ministério da Saúde orienta que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, a recomendação é que inicie o acompanhamento a partir dos 45 anos.

Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen.

Muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista, médico especialista em saúde masculina.

Veja abaixo a programação nos hospitais regionais do Estado:

- Hospital Regional de Colíder: será feito um mutirão para rastreamento em urologia;

- Hospital Regional de Sorriso: a programação contará com consultas ambulatoriais na especialidade de urologia, exames para rastreamento do câncer de próstata e um ciclo de palestras com urologistas;

- Hospital Metropolitano: será realizado um mutirão de 100 consultas e exames em urologia;

- Hospital Estadual Santa Casa: atendimento para pessoas com surdez, além da agenda regular de exames;

- Hospital Regional de Alta Floresta: atendimento do urologista para os profissionais da unidade.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853