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GERAL Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2024, 15:47 - A | A

16 de Fevereiro de 2024, 15h:47 - A | A

GERAL / Nova Rota

MT-140 já é realidade e reflete a potencialidade do novo corredor logístico e de viagens de Mato Grosso

Wilmar Erasmo
Agitos Mutum



A MT-140 já demostra que será um dos principais corredores logísticos de Mato Grosso. A rodovia já segue na fase final de conclusão, com mais de 90% pavimentada, faltando apenas a finalização da ponte de concreto que liga Trivelato a Boa Esperança do Norte e Trivelato a Planalto da Serra.   A MT permitirá uma ligação entre a região Sul do Estado, entre Campo Verde, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e os municípios que estão no eixo da BR-163, como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, e demais região Norte de Mato Grosso. A rodovia também dá acesso para Cuiabá e Rondonópolis.  

A 140 é considerada o novo eixo do escoamento agrícola e de viagens do Estado e representa para Santa Rita do Trivelato o desenvolvimento por meio da logística estratégica para o município. Em quase dois anos da licitação para pavimentação da MT-140, que foi em junho de 2021, a rodovia segue na fase final e já apresenta grande fluxo de veículos de passeios e de cargas que já estão trafegando pela via, que dá acesso do norte de Mato Grosso, ao Sul do Brasil.  

Assista o vídeo aqui.  

VT CONHEÇA A MT-140 (FASE INICIAL)  

VT CONHEÇA A MT-140 (FASE FINAL)  

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), licitou a obra de pavimentação de 200 quilômetros da MT-140, entre Planalto da Serra e Nova Ubiratã, em junho de 2021. O trecho vai do entroncamento da MT-020, em Planalto da Serra, até chegar na rodovia federal BR-242, em Nova Ubiratã. Os investimentos para contratação das obras, que serão feitas em lotes, foram estimados em R$ 247,7 milhões.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, as obras vão atender diretamente os municípios de Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Santa Rita do Trivelato e Nova Ubiratã, interligando as regiões Sul e Centro Norte de Mato Grosso. Essas regiões possuem atividades econômicas principais voltadas à pecuária e a agricultura, e a pavimentação facilita o escoamento de toda a produção, de modo a contribuir com o desenvolvimento do Estado e assegurar o direito de ir e vir do cidadão.  

“Apesar de possuir uma forte economia voltada para o agronegócio, a região possui poucos trechos que são pavimentados. Isso dificulta o escoamento da produção, traz atrasos à economia local e de todo Mato Grosso. Com essa pavimentação, nós vamos abrir um novo corredor viário de transporte”, explicou o secretário.

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rita do Trivelato, Alex Doerzbacher, pontua que a MT-140 transformou a realizada de Santa Rita do Trivelato e região. ‘‘Hoje eu digo que Trivelato entra na competitividade entre as cidades que buscam atrair investidores. A 140 já é realidade e podemos ver o movimento em que a rodovia está hoje, mesmo ainda não estando terminada 100%. A nossa cidade sai de um status de final de linha e entra em outro como uma cidade de uma logística privilegiada. Nós só temos que agradecer ao Governo de Mato Grosso em acreditar nessa tão importante rodovia’’, finaliza.  

Ao todo foram seis lotes, a fim de ampliar a participação de mais empresas no certame e agilizar a entrega.  

O lote 1 compreende o subtrecho que vai do entroncamento da MT-020, em Planalto da Serra até Santa Rita do Trivelato, no segmento que vai do KM 358 até o KM 420 da MT-140. A extensão compreendida é de 34,51 quilômetros.  

O lote 2 corresponde ao subtrecho que vai do entroncamento da MT-020, em Planalto da Serra até Santa Rita do Trivelato, no segmento que vai do KM 420 até a KM 465, em uma extensão de 44,48 quilômetros da MT-140. 

Já o lote 3 compreende o subtrecho do entroncamento da MT-240 até o entroncamento da MT-235, em Santa Rita do Trivelato, no segmento que vai do KM 465 até o entroncamento da MT-235. 

O lote 4 vai do subtrecho de Santa Rita do Trivelato até o Distrito Boa Esperança, em uma extensão de 37,21 quilômetros. 

Já o lote 5 compreende as MT-140/338/324, entre Santa Rita do Trivelato até a BR-242, em uma extensão de 47,94 quilômetros. 

O lote 6, último lote, corresponde à Serra do Laranjal, com extensão de 9,64 quilômetros. 

A rodovia MT-140 pode ser acessada pela BR-163, em dois municípios, no trevo entre Lucas do Rio Verde e Sorriso, pela MT-485 (Estrada Morocó), e no trevo em Nova Mutum, pela MT-235. Outro trajeto poder ser acessado por Nova Ubiratã a Boa Esperança do Norte. Na MT-140 o viajante irá passar por Santa Rita do Trivelato, Planalto da Serra, Nova Brasilândia e quando chegar em Campo Verde, o viajante pode escolher ir para Cuiabá, Rondonópolis, ou região Sul, por Barra do Garças.

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José Miguel da Paixão 18/02/2024

Essa matéria ficaria melhor se estivesse acompanhada de fotos.

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Marlice Rodrigues da Silva 18/02/2024

Passamos por lá faz uns três meses, penso que não vai durar muito pois a camada de pavimentação asfáltica que foi aplicado é muito fina, muitos trechos já estão descascando e como passa muitos caminhões de grande porte é bem complicado, teriam que ter feito um pavimento melhor

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João 17/02/2024

SE ELA FOR PRIVATIZADA IRÁ DURAR ETERNAMENTE, MAS SE NÃO FOR, LOGO IRÁ ACABAR.

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Kelson Queiroz Pereira 16/02/2024

Uma grande obra que desafoga o tráfego em Cuiabá. Nos autônomos agradece . Queremos melhorias . E que vem mais melhorias para o transporte. Mas o nosso medo é que em breve vamos ser tarifado com pedágio mas que seja a altura dos valores das toneladas que ocilan constantemente . Pedágio o preço é estável mas os produtos ocilan muito no decorrer do calendário. Parabéns a todos que suaram a camisa pela 140 . Mas democracia na tarifa dos novos pedágios que estão para surgir no trecho da MT 140.

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4 comentários

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