Redação Site Agitos Mutum
Nova Mutum/MT
Após a repercussão de um apelo feito pela filha de uma moradora de 62 anos, vítima de um ataque de cães soltos no bairro Flor do Cerrado, em Nova Mutum (MT), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) divulgou uma nota de esclarecimento nesta Quarta-feira (23).
O ataque ocorreu na manhã do dia 21 de abril, enquanto a senhora seguia para o trabalho e foi mordida na canela, vindo a cair no chão. Segundo relatos da filha, esta seria a segunda vez que sua mãe foi atacada pelos mesmos animais. A família afirma ter feito diversas denúncias anteriormente, sem retorno. Somente após a publicação da notícia pelo site Agitos Mutum, a situação começou a ser resolvida.
Em nota, a SAMA reconheceu o problema recorrente de cães soltos nos bairros Flor do Cerrado, Palmeiras e no Distrito Industrial Norte. A pasta informou que entre os dias 17 de março e 23 de abril foram resgatados mais de 18 animais na região e levados ao Abrigo Municipal de Cães e Gatos, onde recebem cuidados até que estejam aptos à adoção.
De acordo com o comunicado, muitos dos cães soltos pertencem a moradores que deixam seus portões abertos, o que contribui para acidentes e ataques. A nota destaca ainda que parte dos animais vive em áreas de mata, ao longo do córrego Bujuizinho, incluindo oito cães considerados "selvagens", dos quais sete já foram recolhidos com apoio do Corpo de Bombeiros e da população. Um cão de grande porte, de cor preta, ainda não foi capturado.
A SAMA explicou que, apesar dos esforços, o aumento no número de abandonos e pedidos de recolhimento sobrecarrega o abrigo municipal, que atualmente já acolheu 231 animais somente em 2025, com 103 adoções realizadas. O abrigo é referência no estado e conta com equipe técnica especializada, estrutura ambulatorial e parcerias como o projeto de castração com a APANM.
A secretaria reforçou ainda a importância da Campanha Miaudote, que promove feiras de adoção, e pediu à população que denuncie casos de abandono e maus-tratos através da ouvidoria municipal.
O site Agitos Mutum reforça seu compromisso com a comunidade e permanece à disposição da população através do WhatsApp: (65) 9 9684-9310.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do Site Agitos Mutum.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão