Jolismar Bruno - Hiper Notícias
Mato Grosso teve crescimento de 10,4% no Produto Interno Bruto (PIB), em 2022, segundo a pesquisa Sistema de Contas Regionais, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (14). O crescimento foi o segundo melhor entre as 24 unidades da federação que tiveram alta. Com a alta, o estado passa a ocupar a quarta posição do ranking nacional.
Com Mato Grosso, as maiores elevações ocorreram em Roraima (11,3%), Piauí (6,2%) e Tocantins (6,0%). Entre as 27 unidades da federação, apenas o Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pará registraram queda no PIB em 2022.
Em Roraima, Mato Grosso, Piauí, Tocantins e Acre, o desempenho da agropecuária teve contribuição decisiva para o resultado de 2022, com destaque para o cultivo de soja que, embora não tenha tido desempenho positivo na média nacional, teve crescimento na região norte e parte do centro-oeste. Em todo centro-oeste, o crescimento do PIB foi de 5,9%.
No estado, destacaram-se também as indústrias de transformação, outros serviços e comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, segundo a pesquisa.
BRASIL
No país, o PIB atingiu 10,1 trilhões com crescimento em volume de 3,0% na comparação com 2021. Entre os três grandes grupos de atividades, a Agropecuária apresentou queda em volume de 1,1%, enquanto a Indústria cresceu 1,5% e os Serviços 4,3%.
A pesquisa é feita em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).