Oscar Polita/Assessoria
Nova Mutum/MT
Na tarde desta quarta-feira (23), o Gabinete do presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, Lucas Badan (União Brasil), sediou uma reunião estratégica com Elenice Manso, conhecida como "Lelé", representante da Carreta do Amor e do Hospital de Câncer de Mato Grosso. O objetivo foi apresentar aos parlamentares as urgentes demandas da instituição, que atende majoritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e enfrenta um crescimento expressivo na procura por tratamentos oncológicos.
Presentes no encontro, os vereadores Rafael Bregnoni (PL), Altair Albuquerque (PP), Jaiane Santos (PP) e Carmem Casagrande (União Brasil) ouviram atentamente os apelos da instituição filantrópica, que depende de doações e parcerias para manter seus serviços. Silvia Pazeto, representante do Hospital de Câncer em Nova Mutum, também participou da discussão, reforçando a necessidade de ampliação do apoio legislativo.
O Hospital de Câncer de Mato Grosso é referência no estado, atendendo atualmente 95% dos pacientes por meio do SUS ou de assistência filantrópica. Com o aumento nos casos de câncer e a crescente complexidade dos tratamentos, a unidade enfrenta dificuldades para manter sua capacidade operacional.
"Precisamos do apoio dos vereadores para viabilizar projetos e emendas que possam garantir recursos essenciais. Muitos pacientes dependem exclusivamente do nosso trabalho","afirmou Manso durante a reunião.
O presidente Lucas Badan destacou a importância da pauta e se comprometeu a articular esforços com as demais lideranças.
"A saúde é uma prioridade, e não mediremos esforços para ajudar quem tanto faz pela população",declarou.
O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) já está com a Unidade Móvel levando atendimento preventivo gratuito. A campanha de prevenção esteve nos municípios de Nova Mutum. Serão oferecidos, em cada município, 100 consultas com cirurgião de pele, 100 consultas com urologista, 100 consultas com cirurgião de mama, 100 consultas com bucomaxilofacial, 100 exames de Papanicolau (CCO) e 50 mamografias.
Os pacientes que serão atendidos foram triados pelas secretarias de saúde dos municípios. Os casos suspeitos identificados são encaminhados para o HCanMT para demais atendimentos. A unidade móvel que percorre os municípios foi adquirida junto à Estância Bahia e demais parceiros e conta com uma sala de exames de mamografia, um consultório odontológico, um consultório ginecológico e uma sala de coleta de material para exames de laboratório com equipamento para teste de PSA em segundos.