Cíntia Borges e Lislaine dos Anjos/Midia News
O deputado estadual Max Russi (PSB) foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (23). A chapa “Deputado Valdir Barranco”, que ele encabeça, recebeu 20 votos e comandará a Casa de Leis no biênio 2021-2022.
Estavam presentes na sessão 23 parlamentares. A única ausência foi a do deputado Valdir Barranco (PT) por estar internado com Covid em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Incor, em São Paulo. Um parlamentar votou contrário à chapa e dois em branco.
O grupo foi o único a se inscrever na disputa. O pleito ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a suspensão da última eleição na Casa de Leis e proibir a recondução dos atuais membros nos cargos que já ocupam.
A chapa ainda tem como vice-presidente o deputado e líder do Governo Dilmar Dal' Bosco (DEM), e como primeiro-secretário o deputado Eduardo Botelho (DEM).
Como segundo vice-presidente está Wilson Santos (PSDB); na segunda secretaria Janaina Riva (MDB); na terceira secretaria Delegado Claudinei (PSL) e na quarta Allan Kardec (PDT).
A eleição é realizada de maneira secreta, de forma que cada parlamentar é chamado no plenário e coloca seu voto em um envelope, e este é colocado em uma caixa lacrada.
Os deputados - por se tratar de chapa única - votavam entre sim (a favor do grupo) e não (contrário ao grupo).
Por se tratar de uma eleição atípica, determinada pelo STF, os deputados tomam posse imediatamente.