Folha Max
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) deixou a UTI do Hospital Incor (Instituto do Coração), em São Paulo, nesta quinta-feira. O parlamentar ficou por 52 dias em tratamento intensivo contra a Covid-19, em hospitais de Cuiabá e da capital paulista.
Desde o início de março, o deputado vem apresentando evolução lenta e gradativa em seu quadro de saúde. No início desta semana, retirou a traquestomia, um dos últimos passos para a alta da UTI.
"Agora, seguirá o tratamento da Covid-19 em um leito de enfermaria, ainda em São Paulo", diz nota publicada pela assessoria de imprensa.
De acordo com a assessoria, o deputado já se alimenta por meio de alimentos pastosos, o que é considerado positivo. Na enfermaria, ele seguirá fazendo tratamento com enfermeiros e fonoaudiólogos.
Ainda não foi divulgada a previsão de alta do parlamentar. "São quase dois meses de internação e de muita luta pela vida, de perseverança e de garra de nosso querido companheiro Barranco", diz a assessoria.
Valdir Barranco testou positivo junto com a sua esposa no dia 15 de fevereiro, quando foram internados em uma UTI em Mato Grosso. No dia 20 de fevereiro, Barranco precisou ser intubado por complicações da covid.
No dia seguinte, foi transferido para São Paulo, onde seguiu intubado por quase um mês. Ele despertou no último dia 17 de março, 6 dias após a equipe médica ter iniciado a retirada total da sedação.