Allan Mesquita/Gazeta Digital
Deputados estaduais aprovaram na tarde desta quarta-feira (22) o projeto de Lei que prevê a concessão da Revisão Geral Anual (RGA) de 4,83% aos servidores públicos estaduais. Segundo o governo, a revisão será paga no salário do mês de janeiro.
O percentual foi aprovado após uma série de negociações com a categoria, que aponta uma perda salarial de cerca de 20%.
Durante a votação, deputados criticaram o governo por conceder um percentual menor do que era defendido pela categoria.
“O mandato do governador Mauro Mendes (União) não valoriza os servidores, ele prioriza os investimentos em infraestrutura e logística do Estado. Parece que a máquina de arrecadação do Estado e execução das obras funcionam como se não existisse atrás disso tudo, homens e mulheres que são trabalhadores do serviço público”, criticou o deputado Valdir Barranco (PT).
Conforme noticiado, sindicalistas e parlamentares se reuniram no Colégio de Líderes para tratar das perdas retroativas. Depois disso, ele aceitaram o percentual proposto pelo Estado, mas firmaram um acordo com 3 exigências. Entre eles a criação de uma lei que especifique índices do RGA conforme a realidade de Mato Grosso.
Os trabalhadores apontaram a necessidade de uma Lei que traga regras mais específicas para o reajuste e evite a necessidade dessa mobilização dos servidores, anualmente, pelo pagamento.
Antes da votação, a deputada Janaina Riva (MDB) apresentou a Proposta de Emenda Constituição (PEC), em nome da Casa de Leis, que irá ser discutida e irá estabelecer essas diretrizes.
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade e do nosso CANAL para receber as últimas notícias do SITE AGITOS MUTUM