Midia News
O deputado federal eleito Abílio Júnior (PL) afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deve entrar com um pedido de cassação da chapa do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O petista foi diplomado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na segunda-feira (12), porém, segundo o parlamentar eleito, Bolsonaro ainda tem alguns dias para contestar a eleição.
“Certo é que dentro dos trâmites legais, ele tem 15 dias a partir da diplomação para entrar com uma ação de pedido de cassação da chapa. É um direito dele. Então, acredito que ele deve exercer tudo aquilo que lhe é direito”, afirmou a Reportagem.
O deputado ainda afirmou que, caso Lula consiga assumir, fará uma gestão de oposição ao futuro presidente.
"Não vai ter vida fácil, não. Poucos têm buscado uma aproximação, até mesmo porque no PL tem uma definição partidária de que é oposição", acrescentou.
Declaração de presidente
Abílio também comentou sobre o discurso feito por Bolsonaro na semana passada. No pronunciamento, ele disse que “nada estava perdido” e que quem decidia seu futuro eram seus apoiadores.
Sobre a fala, o deputado eleito afirmou que o presidente foi “muito enigmático” e preferiu não opinar por ser difícil interpretar o significado das palavras proferidas pelo presidente.
Questionado sobre a movimentação do PL em Brasília, Abílio confirmou que estão havendo conversas para entrar com o pedido de cassação da chapa do presidente eleito. Porém, destacou que a atitude precisa partir de Bolsonaro e não da sigla.
“No caso, sobre a cassação da chapa do candidato diplomado, quem deve entrar é a chapa concorrente. Não é só o PL, é o próprio presidente que deve entrar. A gente tem ouvido muito que ele [Bolsonaro] tomará essa decisão”, concluiu.