Nova Mutum

day_122.png
18 de Setembro de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

18 de Setembro de 2024

Notícias Segunda-feira, 25 de Novembro de 2013, 00:00 - A | A

25 de Novembro de 2013, 00h:00 - A | A

Notícias /

A 200 dias da Copa do Mundo, Arena Pantanal é uma das que mais preocupam a Fifa



Faltam exatamente 200 dias para o início da Copa do Mundo de 2014. No Brasil, seis cidades-sedes correm contra o tempo para terminar as obras em seus estádios. O prazo estipulado pela Fifa para que os locais de competição estejam prontos expira em 31 de dezembro, mas o limite fica ainda mais curto por conta das festividades de fim de ano. A pouco mais de um mês para o fim do prazo dado pela Fifa, metade das arenas em construção não atingiu 90% de conclusão. A Arena Pantanal, em Cuiabá, é uma das que mais preocupam a Fifa.

Estádio de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, a Arena Pantanal, em Cuiabá, segue com o alerta ligado. Com 85% das obras concluídas, o estádio já estava com os trabalhos em ritmo mais lento em relação às outras sedes ainda inacabadas e a situação se complicou com o incêndio na área interna, no fim de outubro. As obras seguem na fase de acabamento. Mais de 1600 operários atuam em várias frentes, dentro do canteiro. O plantio da grama e a instalação das cadeiras, ainda não tiveram início. Por outro lado, a instalação da cobertura avançou. Uma das quatro partes do telhado está praticamente concluída.

De acordo com o percentual de obras executadas, o caso mais preocupante é a Arena da Baixada, em Curitiba, estádio do Atlético-PR . Segundo último levantamento divulgado pelo clube, no fim de outubro, 82,7% das obras estavam concluídas. Esta semana, as arquibancadas começaram a receber os primeiros assentos , no entanto, o gramado ainda não foi plantado. À agência Reuters, uma autoridade do Governo Federal disse que o atraso é "uma possibilidade real". "Não será possível terminar a obra 100% em dezembro”, admitiu na última quarta-feira Reginaldo Cordeiro, secretário municipal da Copa, que prevê o local 95% finalizado em 31 de dezembro.

Outro estádio que preocupa é a Arena da Amazônia, em Manaus, que chega em novembro com 89% de conclusão. As autoridades locais prometeram acelerar o ritmo das obras para finalizar os trabalhos em 20 de dezembro.

De acordo com as estimativas, a situação mais adiantada, pelas construtoras, é da Arena das Dunas, em Natal, com obras 94% finalizadas. A cobertura está recebendo um revestimento metálico, os dois já foram instalados e o gramado passa por cuidados.

Por sua vez, o Beira-Rio, casa do Internacional , entrou em processo de finalização da cobertura e está 92% acabada, segundo o clube. São 65 folhas de revestimentos, que começaram a ser instalados na última quarta-feira. Duas delas serão colocadas por dia até o fim da reforma.

Também tranquila é a situação da Arena Corinthians, palco do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, que contará com a seleção brasileira em campo. O estádio já está com 94% de conclusão. A estrutura metálica da cobertura teve o penúltimo módulo instalado esta semana. O gramado também já vem passando por cuidados.

Mobilidade urbana - Sede que mais investiu em obras da mobilidade urbana para a Copa do Mundo, Cuiabá iniciou no mês passado as inaugurações, quando foram entregues as primeiras intervenções de desbloqueio. Finalmente no dia 18 deste mês, o Governo do Estado inaugurou a primeira grande obra da Copa na capital mato-grossense. O viaduto do Despraiado foi liberado após uma solenidade noturna recada a show regional e queima de fogos.

Ainda este mês, devem ser entregues a trincheira Ciríaco Cândia, o viaduto da Sefaz, a duplicação da ponte Mário Andreazza e a avenida Juliano Costa Marques. Em dezembro o Governo pretende inaugurar os viadutos da UFMT e MT-040. A 200 dias da Copa do Mundo, já são seis obras inauguradas de um total de 56. 

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853