Gilmar Alves - SECOM I CMNM
Nova Mutum/MT
Os vereadores Altair Albuquerque, Vera Grodzicki, Zé da Paixão, Lurdes Costa Marques, Osmar Isoton, Romeu Belém, Elenilson Tilit e Maciel Sousa, estiveram em visita as instalações do Senai de Nova Mutum, nesta quinta-feira (20.05).
A comitiva parlamentar foi recebida pelo gerente Vivaldo Matos Filho e equipe, para a um momento de esclarecimento das ações e projetos da unidade técnica.
O Senai desde 2016 vem oferecendo e alavancando a profissionalização da força de trabalho industrial e implementando soluções em tecnologia e inovação.
Hoje a unidade conta com 15 cursos técnico em andamento, além das atividades de aprendizagem e o programa de contrato vinculado que dura 24 meses, na modalidade integral e com o apoio financeiro.
As áreas de Alimentos, Têxtil e Vestuário, Metal-mecânica, Eletroeletrônica e Manutenção Industrial, continua sendo os cursos de parceria de maior procura, com abrangência as cidades da região.
A unidade possui 4.824m², com 20 Salas de Aulas, 04 Laboratórios de Informática, Oficina de Corte, Costura e Modelagem, Laboratório de Panificação, Laboratório de Manutenção Industrial, Oficina (tornearia e máquinas operatrizes) e Laboratório de Eletroeletrônica.
Na oportunidade os parlamentares apontaram a necessidade de um curso de ensino supletivo local, para atender os cidadãos com baixa escolaridade. Os vereadores defenderam também uma medida de apoio para ao primeiro emprego e qualificação dos adolescentes através de parceria entre o setor privado e público.
Vivaldo Matos afirmou que para avançar com a qualificação da mão de obra, não avançamos como polo industrial.
Segundo a gerência, para acompanhar o agro e garantir mão de obra, se faz necessário a expansão da unidade, com uma nova área de tecnologia em formação.
Os vereadores visitaram as referidas instalações e puderam comprovar as oportunidades já oferecidas.
O presidente da Câmara Altair Albuquerque, agradeceu a receptividade da instituição, o Parlamento apoia a industrialização e a qualificação. Comprovamos que o SENAI, projetado para uma demanda local, hoje não estão suportando a grande demanda de alunos de cidades vizinhas. Sendo necessário a expansão de estrutura.
"Estamos prontos para somar forças a estas pautas para que o nosso povo seja qualificado e a nossa região fortalecida na indústria e comercialmente",ressaltou.
Os vereadores externaram convite para a equipe do SENAI, possam estar participando das sessões ordinárias, para informar a sociedade das novidades que estão por vir.