Nova Mutum

day_122.png
05 de Abril de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

05 de Abril de 2025

GERAL Sexta-feira, 04 de Abril de 2025, 20:06 - A | A

04 de Abril de 2025, 20h:06 - A | A

GERAL / Grão-Mestre

Veja principais feitos que levaram cacique Raoni a receber mais alta honraria do país

Raoni Metuktire é uma das lideranças indígenas mais influentes do Brasil e se destaca internacionalmente pela defesa dos povos originários e do meio ambiente.

G1/MT



O cacique Raoni Metuktire, que recebeu do presidente Lula o título de Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito, a mais alta honraria do país, é uma das maiores lideranças indígenas do Brasil. Ele ficou reconhecido internacionalmente após participar de uma turnê com o ex-baixista Sting da banda inglesa The Police, para destacar a luta pela defesa dos povos originários e do meio ambiente.

O título de Grão-Mestre foi criado em 1946 pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1951) para "galardoar cidadãos e instituições, brasileiros e estrangeiros, que, por motivos relevantes, se tenham tornado merecedores de reconhecimento pelo Estado brasileiro".

Veja principais feitos do líder indígena:

Raoni ganhou destaque internacional em 1977, quando um documentário sobre sua vida foi exibido no Festival de Cannes, na França;

Em 1989, visitou 17 países durante uma turnê internacional ao lado do ex-baixista Sting da banda inglesa The Police;

Em 2012, foi recebido pelo então presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Na ocasião, pediu pela preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região;

Em 2020, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O título é concedido a pessoas que possuem destaque na sua área de atuação ou que sejam personalidades respeitadas pelo trabalho com a sociedade;

Em 2023, acompanhou o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) ao subir a rampa do Palácio do Planalto;

Em 2024, entregou uma carta ao Papa Francisco, durante um encontro no Vaticano, em Roma, para falar sobre as mudanças e catástrofes climáticas;

O cacique iniciou seu ativismo em 1954. Aprendeu português e começou a entender sobre exploração e como isso poderia afetar o meio ambiente e destruir a moradia dos povos originários. Ele foi uma voz importante para o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas na Constituição de 1988.

Raoni também é o responsável por criar o evento anual 'Em defesa da Terra', que reúne centenas de indígenas, de diversas etnias do país, em um só lugar junto a líderes políticos e outras autoridades para discutir temas como demarcação de áreas indígenas e mudanças climáticas.

Nessa quarta-feira (2), a atriz norte-americana Angelina Jolie visitou a aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, junto com a organização Rewild, para se encontrar com o cacique e outras lideranças Kayapó, conhecendo de perto a conexão entre o povo indígena e o meio ambiente.

'Chamado do Raoni'

Mais de 800 indígenas se reuniram na aldeia Piaraçu atendendo ao chamado do Cacique Raoni Metuktire, em São José do Xingu, a 931 km de Cuiabá. O encontro reuniu diferentes povos para discutir questões essenciais às comunidades tradicionais, como marco temporal e as mudanças climáticas.

O evento reuniu mais de 90 idiomas e, durante o plenário onde os representantes discursavam, havia um grupo ao lado para traduzir a discussão em tempo real aos indígenas que estivessem com um dos 120 rádios distribuídos.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853