Por Marcelo Baseggio
São Paulo/SP
O São Paulo, enfim, confirmou sua presença na próxima edição da Copa Libertadores. Neste sábado, o Tricolor empatou em 2 a 2 com o Atlético-MG, no Morumbis, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, resultado suficiente para que Lucas e companhia conquistassem a classificação para o torneio continental. O Galo saiu na frente com dois gols de Paulinho. Fausto Vera, contra, e André Silva igualaram o placar para os donos da casa.
Com o empate deste sábado, o São Paulo somou mais um ponto na tabela, indo a 59. Com isso, o time não possui mais chances matemáticas de perder a sexta colocação, posto que, por enquanto, lhe dá a vaga à Pré-Libertadores.
Se o Botafogo for campeão do torneio continental no próximo sábado diante do Atlético-MG, mais uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores se abrirá via Campeonato Brasileiro, e o São Paulo seria o time beneficiado.
O São Paulo volta a entrar em campo somente no dia 1 de dezembro, quando encara o Grêmio, em Porto Alegre, às 16h (de Brasília), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Atlético-MG terá pela frente o Juventude, na Arena MRV, na próxima terça-feira, às 21h30.
Galo tem início avassalador
O Atlético-MG precisou de somente 37 segundos para abrir o placar no Morumbis. Hulk soltou a bomba da entrada da área e carimbou o travessão. No rebote, Paulinho completou para o fundo das redes. Inicialmente o árbitro assistente marcou impedimento do atacante do Galo, mas, após revisão do VAR, o lance foi validado.
Mais tarde, aos 18, Paulinho ampliou para o Atlético-MG. O camisa 10 apareceu no primeiro pau e completou de cabeça a cobrança de falta de Hulk, mandando no cantinho, sem chances para o goleiro Rafael, que sequer saiu na foto.
São Paulo reage com gol contra
O São Paulo conseguiu descontar, mas não por méritos próprios. Aos 24 minutos, Igor Vinícius cobrou escanteio à meia altura, a bola passou por todo mundo e Fausto Vera, ao tentar afastar de cabeça, acabou jogando contra o próprio gol, estufando as redes a favor do São Paulo.
A partir de então o Tricolor passou a ocupar com mais frequência o campo de ataque e simplesmente não deixou o Atlético-MG jogar. Aos 33, Igor Vinícius levantou na área e André Silva completou de primeira, no cantinho, carimbando a trave do goleiro Everson.
Empate nos acréscimos
Depois de tanto sufocar o rival, o São Paulo acabou sendo premiado com o empate nos acréscimos do primeiro tempo, mais precisamente aos 46 minutos. Lucas recebeu pela direita, ergueu a cabeça e fez um lindo passe rasteiro que cruzou a defesa do Atlético-MG até chegar em André Silva, que completou de primeira para o fundo das redes, empatando a partida pouco antes do intervalo.
E ainda teve tempo de Luiz Gustavo ficar com o grito de gol entalado na garganta aos 50 minutos, quando recebeu de Lucas na entrada da área, de costas para o gol e girou já batendo forte, contando ainda com o desvio da zaga antes de ver a bola explodir no travessão.
Segundo tempo
No segundo tempo, São Paulo e Atlético-MG adotaram uma postura mais cautelosa. Ciente de que não poderia colocar tudo a perder, as duas equipes evitaram se expor e correr riscos de sofrer mais um gol, o que poderia definir o resultado no Morumbis.
A primeira boa chance do São Paulo na etapa complementar aconteceu somente aos 20 minutos, quando André Silva recebeu de Lucas dentro da área e bateu rasteiro, mas Everson fez a defesa sem grandes problemas.
O técnico Luis Zubeldía ainda tentou, através das substituições, tornar o time do São Paulo mais agressivo, mas seus jogadores não foram capazes de quebrar o sistema defensivo do Atlético-MG, se conformando com mais um empate neste Campeonato Brasileiro, mas que foi suficiente para confirmar sua presença na próxima edição da Libertadores.