Repórter MT
Cuiabá foi apontada como o epicentro do calor extremo no Brasil, em uma reportagem publicada na Revista Veja, nesta quinta-feira (04).
Embora as altas temperaturas sempre tenham feito parte da rotina dos cuiabanos, seja 'tchapa' e cruz ou pau-rodado, a capital mato-grossense chegou a ser o lugar mais quente do mundo em 2023, quando os termômetros marcaram 44,2 graus.
A matéria foi produzida pela jornalista Sofia Cerqueira, que veio até a cidade vivenciar o clima que "faz as pessoas se sentirem constantemente em uma sauna".
Sofia ressalta o caráter cordial e hospitaleiro dos cuiabanos, descrito em uma frase estampada na lateral dos ônibus que circulam em Cuiabá, dizendo: "A capital mais calorosa do Brasil".
Entre janeiro e dezembro de 2023, Cuiabá registrou 87 dias de temperaturas acima dos 40 graus, o equivalente a quase três meses de calor intenso. Apesar de temperaturas intensas não serem novidade na cidade, o fenômeno El Niño, que estará no ápice neste janeiro, tem cooperado para fazer a "terra ferver".
Além do calor, o clima na cidade apelidada de "cuiabrasa", ainda é abafado, aponta a reportagem.