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GERAL Sexta-feira, 20 de Outubro de 2023, 22:43 - A | A

20 de Outubro de 2023, 22h:43 - A | A

GERAL / DURANTE ONDA DE CALOR

Procon aciona Aneel após município ficar horas sem energia em MT

Além de Rondonópolis, oscilações no fornecimento de energia foram registrados em Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Sorriso.

Repórter MT



O Procon acionou a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) após Rondonópolis (212 km de Cuiabá) sofrer, principalmente nos últimos dois dias, com quedas e oscilações no fornecimento de energia durante a onda de calor que atinge o estado. Além de Rondonópolis, oscilações no fornecimento de energia foram registrados em Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Sorriso.

Cerca de 10 mil casas ficaram sem abastecimento de água, devido à falta de energia que desativou uma bomba de abastecimento nesta semana. Quedas de energia também foram frequentes e muitos bairros ficaram no escuro nas noites de quarta-feira (18) e quinta-feira (19).

O Procon de Rondonópolis já aplicou duas multas, que somam R$ 1 milhão, a concessionária Energisa pelos problemas de oscilação e queda de energia no município, registradas desde setembro. O caso foi encaminhado à ANEEL na quinta-feira (19). Ao Procon, a alegação foi de que houve aumento de 74% da demanda de energia e troca de vários transformadores. 

O documento informa que "a falta do fornecimento de energia elétrica fere a dignidade humana, podendo acarretar em danos à saúde dos consumidores". Outra reclamação do Procon é devido ao fato de que a falta de do serviço ocorre justamente durante a onda de calor intenso, período em que as pessoas e empresas necessitam de energia elétrica. 

 

Em nota, a Energisa alegou que o calor ecessivo fez com que picos de energia e, consequentemente quedas, fossem registrados em diversos município, o que aumentou de forma atípica as ocorrências. Diante disso a Energisa esclarece que "está atuando em força-tarefa em todo o estado para solucionar os problemas ocasionados pela nova onda de calor que atingiu o estado nesta semana.

A concessionária reforça que "segue atuando com o plano estratégico de contingência para solucionar os problemas acarretados pelas condições meteorológicas."

A companhia informa que os clientes impactados façam o acionamento via canais de atendimento: Assistente Virtual GisaSite da Energisa, App Energisa on, Call Center (0800 646 4196) ou agências de atendimento."

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