G1/MT
Uma brasileira de 59 anos, vítima de sequestro no Peru, foi resgatada durante uma operação da Polícia Federal brasileira e a Polícia Nacional peruana, na sexta-feira (27). Os criminosos exigiam o pagamento de R$ 500 mil para libertar a mulher.
Familiares da vítima registraram um boletim de ocorrência no dia 11 de dezembro informando à Polícia Civil de Mato Grosso que a mulher foi vítima de sequestro em Lima, no Peru.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação sobre o suposto crime de extorsão mediante sequestro em território estrangeiro foi iniciada logo após o registro e comunicação da polícia local. A mato-grossense passou mais de 15 dias presa sob a mira dos criminosos até ser resgatada.
Segundo a PF, a brasileira desembarcou em Mato Grosso no dia 27 de dezembro e foi recebida por seus familiares.
"O caso reforça o compromisso inabalável das autoridades brasileiras na proteção de seus cidadãos, mesmo quando enfrentam situações delicadas fora do país. A atuação firme e coordenada entre os dois países foi essencial para garantir o retorno da brasileira ao território nacional com segurança", disse a PF, em comunicado à imprensa.
Os detalhes da investigação, bem como os envolvidos no esquema de extorsão, não foram divulgados pela polícia.