Repórter MT
Dados do Ranking de Competitividade dos Estados 2022 colocam Mato Grosso como a unidade federativa que mais promove credibilidade fiscal e financeira no Brasil. No ranking geral, MT aparece em 5º lugar, subindo duas posições em relação ao ano anterior.
A 1ª posição no quesito solidez fiscal foi comemorada pelo governador Mauro Mendes (União) nas redes sociais. “Por que isso é importante? Porque é com essa solidez que nós conquistamos que o Estado passou a se tornar capaz de investir em escolas, hospitais, estradas, ações sociais, além de atrair empresas, investimentos e empregos para os mato-grossenses”, escreveu Mendes.
Mato Grosso é seguido no ranking de solidez fiscal por Espírito Santo, Alagoas e Bahia. Essa categoria congrega uma série de indicadores, como taxa de investimentos, regra de ouro, solvência fiscal, sucesso do planejamento orçamentário, dependência fiscal, resultado primário, gasto com pessoal, índice de liquidez e poupança corrente.
Outro destaque apontado pelo Ranking de Competitividade foram as melhorias realizadas em infraestrutura e logística, que renderam o avanço de cinco posições em relação ao ranking de 2021. Neste ano Mato Grosso ocupa a 3ª posição, enquanto no ano passado ocupava o 8º lugar.
Os avanços também foram registrados nos pilares de Educação, Segurança Pública, Sustentabilidade Ambiental e Capital Humano.