G1/MT
Mais de 2 mil quilômetros de estradas do estado devem ser privatizados após um leilão que será realizado pelo Governo de Mato, em fevereiro, na cidade de São Paulo (SP). Nesta sexta-feira (29), o governador Mauro Mendes (União Brasil), em conjunto com o secretário da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra- MT), Marcelo de Oliveira, lançaram um edital para a concessão de seis lotes de rodovias estaduais.
Os trechos a serem leiloados abrangem 17 municípios de Mato Grosso, com tarifas previstas variando entre R$ 10,74 e R$ 13,37.
Uma das mudanças nos trechos concedidos será a adoção do sistema Free Flow. Nesse modelo, o motorista não precisará passar por praças de pedágio para efetuar o pagamento, já que os dados do veículo, como placa e modelo, serão cadastrados em um sistema online que realizará o monitoramento do tráfego e a cobrança de forma automatizada.
Ao todo, o Estado de Mato Grosso leiloará 2,104 quilômetros de rodovias, com investimentos estimados em R$ 8 bilhões ao longo de 30 anos de concessão. Veja abaixo quais os trechos leiloados:
Juara a Tapurah (237 km) – MT 338/ 160/ 242/ 220
Campo Novo do Parecis a Nova Mutum (418 km) – MT 010/ 160/ 253/ 249/ 480
Cuiabá a Rosário Oeste (161 km) – MT 010/ 246/ 401/ 402
Paranatinga a Canarana (308 km) – MT 020/ 100/ 129/ 240/ 202/ 326
Campo Verde a Sinop (634 km) – MT 020/ 140/ 225/ 244/ 251
Brasnorte a Castanheira (344 km) – MT 170/ 220/ 320
Entenda o leilão de rodovias
Entre as justificativas apresentadas pela Secretaria para as concessões estão a melhoria da infraestrutura e da mobilidade nas rodovias estaduais. Com a concessão, os recursos públicos deverão ser direcionados para outros projetos de infraestrutura no estado.
Um dos objetivos do leilão, conforme destacado pela pasta, é atrair empresas que ofereçam as menores tarifas de pedágio.
O lançamento dos editais foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do Governo de Mato Grosso no YouTube. Durante a apresentação, o governador Mauro Mendes e o secretário Marcelo de Oliveira, discutiram os detalhes do processo.
Marcelo Oliveira destacou que as regiões contempladas pelas concessões são áreas de maior produção de grãos e bovinos no estado. Com as melhorias previstas para as estradas, espera-se uma logística mais eficiente para o transporte e o escoamento desses produtos.