Lidiana Cuiabano | Detran-MT
Nos últimos quatro anos, o Governo de Mato Grosso investiu mais de R$ 15 milhões em reformas, revitalização, acessibilidade na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), em Cuiabá, e nas unidades da autarquia no interior do Estado.
As melhorias, realizadas por meio do programa Mais MT, visam oferecer mais conforto e bem-estar aos cidadãos que buscam pelos serviços do Detran de maneira presencial. “Nosso objetivo é proporcionar melhores condições de atendimento aos usuários e de trabalho aos nossos servidores, tornando todas as unidades do Detran mais modernas e eficientes", ressaltou o presidente do órgão, Gustavo Vasconcelos.
A sede do Detran, em Cuiabá, há mais de 20 anos não passava por reformas. O complexo é dividido em 17 blocos, como o atendimento ao público nas diretorias de Habilitação, Veículos e Vistoria Veicular; bloco de espera dos testes práticos, Gerência de Fiscalização, Escola Pública de Trânsito, Presidência, Diretoria de Administração Sistêmica, auditório, almoxarifado, protocolo, restaurante, entre outros setores.
Em 2019 foram iniciadas reformas nos blocos de atendimento ao público das diretorias de Veículos e Habilitação, com nova pintura, reforma da parte elétrica, troca de piso, novos móveis e banheiro com acessibilidade. Também foi construída uma passarela coberta com piso tátil para facilitar o acesso entre os blocos.
Passaram por revitalização, também, a Vistoria Veicular e a sede da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos de Cuiabá (Derrfva) da Polícia Judiciária Civil, que faz parte do complexo do Detran.
As calçadas do entorno da sede também foram readequadas com sinalização tátil e rampas de acesso, de acordo com normas técnicas e legislações vigentes de acessibilidade.
Estão sendo feitas a revitalização dos demais blocos e a sinalização viária, que inclui as placas verticais de sinalização de trânsito, readequação das vagas de estacionamento de uso exclusivo, construção de faixas elevadas com sinalização tátil para travessia de pedestres, além da instalação de guarda-corpos em locais próximos à desníveis existentes, entre outras melhorias.
Unidades do interior
Além da reforma da sede, em Cuiabá, também passaram por obras de revitalização e acessibilidade as unidades do Detran como: 8ª Ciretran de Barra do Bugres, 15ª Ciretran de Poconé, 24ª Ciretran de Água Boa, 25ª Ciretran de Juína, 28ª Ciretran de São José dos Quatro Marcos, 34ª Ciretran de Colíder, 42ª Ciretran de Comodoro, 44ª Ciretran de Nova Mutum, 45ª Ciretran de Cláudia e a 59ª Ciretran de Vila Bela da Santíssima Trindade.
Foram realizadas reformas e manutenção predial com pintura, reforma da rede elétrica e rede lógica, manutenção de telhado, acessibilidade, readequação de calçadas, reparos em portas e janelas, muros, entre outras melhorias.
“Centenas de pessoas passam diariamente pelas unidades do Detran em busca de serviços em todo o Estado. Demos prioridade nessa gestão em modernizar não somente os serviços do Detran, mas também a nossa estrutura e ambiente de trabalho”, destacou o presidente da Autarquia, Gustavo Vasconcelos.