Ana Paula Dias - GCOM
Nova Mutum/MT
Após estudo realizado pelo Corpo de Bombeiros, Nova Mutum teve redução de 18% no número de acidentes. Os índices foram alcançados por conta de ações de fiscalização, educação e ações de engenharia de tráfego realizadas através da parceria entre Prefeitura de Nova Mutum, 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar – 5ª CIBM, Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso – através da 44° Ciretran e Polícia Militar (14º Comando Regional e 26º Batalhão da PM)
Após estudo realizado pelo Corpo de Bombeiros, Nova Mutum teve redução de 18% no número de acidentes.
Os índices foram alcançados por conta de ações de fiscalização, educação e ações de engenharia de tráfego realizadas através da parceria entre Prefeitura de Nova Mutum, 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar – 5ª CIBM, Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso – através da 44° Ciretran e Polícia Militar (14º Comando Regional e 26º Batalhão da PM).
Para seguir diminuindo o número de acidentes e mapear os problemas de mobilidade urbana a Prefeitura deu início à elaboração de um estudo para efetivação do Plano de Mobilidade Urbana, prevista pela lei federal 12.587/2012, o qual obriga a elaboração do plano em todas as cidades com mais de 20 mil habitantes. “É uma parceria público-privado e previsão de entrega do plano é para setembro deste ano.Já realizamos a primeira audiência pública com a participação popular, para juntos encontrarmos os problemas de mobilidade na cidade e iniciarmos suas resoluções”, afirmou Mauro Manjabosco, Secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Nova Mutum.
Além do Plano de Mobilidade Urbana, constantemente a Prefeitura, juntamente com as forças militares e Detran realizam forças tarefas como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. As ações incluem campanhas educativas e temáticas como ‘Março Amarelo’ incluindo ainda ações em empresas, escolas e juntos a sociedade. A intenção é manter em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, levando conhecimento e abordando toda a amplitude que as questões relacionadas ao trânsito exigem.
Durante o mês de maio as escolas do município receberão equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar em palestras educacionais ao trânsito e prevenção de acidentes.