Gilmar Alves/Assessoria
Nova Mutum/MT
A Prefeitura de Nova Mutum está implantando o marco inicial dos processos digitais no âmbito da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, através do Programa Papel Zero. O Decreto nº 115 visa modernizar a administração pública, promovendo eficiência, celeridade e transparência nos atos administrativos. A partir deste mês de janeiro de 2025, todos os documentos e processos administrativos tramitarão exclusivamente por meio de sistema informatizado.
Será concedido às empresas um período para adaptação e criação de login no Portal do Fornecedor no site da Prefeitura, onde será permitido o acesso aos serviços online. Os documentos assinados eletronicamente serão considerados originais para todos os efeitos legais.
Para o secretário de Administração Ildo Faccio, esta mudança representa um passo significativo para a modernização e sustentabilidade da administração pública em Nova Mutum, garantindo maior eficiência e acessibilidade para todos os cidadãos. “Nosso foco é garantir rapidez e segurança nas decisões, além de promover uma mudança cultural em relação ao uso de papel, até que as atividades governamentais sejam totalmente digitais”, ressalta Ildo Faccio.
O Programa Papel Zero tem como objetivos a modernização administrativa, através da digitalização de processos para maior eficiência e transparência; a sustentabilidade ambiental, com a redução do uso de papel e insumos físicos; a redução de custos, diminuindo gastos com armazenamento, tramitação e impressão de documentos; a segurança e preservação de dados, utilizando sistemas informatizados para garantir a segurança das informações; e a inclusão digital, ampliando o acesso do cidadão aos serviços públicos.
Nas redes sociais da Prefeitura de Nova Mutum foi disponibilizado um vídeo de orientação para ajudar na adaptação dos usuários aos serviços online.