Redação/Site Agitos Mutum
A partir do dia 4 de março, todos os ovos vendidos no Brasil deverão ter a data de validade impressa diretamente na casca. A medida foi estabelecida pela Portaria 1.179 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicada em 5 de setembro de 2024, que concedeu um prazo de 180 dias para adequação dos produtores. O principal objetivo é reforçar a segurança alimentar e aprimorar o rastreamento dos lotes comercializados.
A nova regulamentação ocorre em um momento em que o consumo de ovos está em alta no Brasil. O alimento, que integra a cesta básica e foi beneficiado pela isenção de impostos da reforma tributária, tem sido cada vez mais popular, impulsionado pela "dieta do ovo", disseminada por influenciadores fitness em 2024, e pelo aumento dos preços das carnes bovinas.
Brasil entre os maiores produtores
Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil ocupa a sétima posição no ranking global de produção de ovos, com mais de 52 bilhões de unidades anuais. Em 2023, a produção alcançou 52,4 bilhões de ovos. A recente crise de gripe aviária nos Estados Unidos também pode impactar os preços no mercado brasileiro.
Detalhes da nova exigência
Pelas novas regras, cada ovo destinado ao consumo direto deverá ser identificado com a data de validade e o número de registro do estabelecimento produtor. As embalagens secundárias, como caixas de papelão para meia ou uma dúzia de ovos, também deverão conter essas informações.
Para garantir a segurança alimentar, a tinta usada na marcação da casca deverá ser atóxica e apropriada para contato com alimentos. Nos casos de caixas maiores, que armazenam diversas dúzias, se as embalagens individuais não tiverem identificação, o rótulo deverá indicar que é "proibida a venda fracionada".
Ramon Grasselli, gerente comercial da Soma Solution, empresa que representa a Markem-Imaje no Brasil, afirma que os produtores ainda estão em fase de adaptação às novas regras. Segundo ele, a regulamentação é um avanço para o setor, garantindo maior transparência e segurança ao consumidor. "Com essa medida, os consumidores terão acesso a informações precisas, enquanto os produtores poderão combater fraudes e assegurar a conformidade com as normas vigentes", explica.
Armazenamento e consumo
O prazo de validade dos ovos é de 25 dias a partir da data de postura. Em ambientes refrigerados, a durabilidade pode ser maior, embora não haja obrigatoriedade de refrigeração no ponto de venda. Para preservar a qualidade do produto, recomenda-se armazená-lo na geladeira, preferencialmente nas prateleiras internas e não na porta, onde a variação de temperatura pode comprometer a conservação. Ovos mantidos em temperatura ambiente, especialmente em climas quentes, podem estragar mais rapidamente, aumentando o risco de infecções alimentares.
Mercado interno e exportações
O Brasil não apenas consome grandes volumes de ovos, mas também exporta o produto. Em 2024, foram enviadas ao exterior 18.469 toneladas de ovos in natura e processados. De acordo com Ricardo Santin, presidente da ABPA, mesmo com a forte demanda interna, as exportações seguiram em alta. "O último trimestre de 2024 marcou o início de um fluxo positivo nas exportações, que deve se manter ao longo de 2025", afirma.
Preços e inflação
A inflação dos ovos é monitorada pelo IBGE dentro do grupo das aves. Em 2024, o IPCA registrou uma alta de 1,69% nesse segmento. No atacado, os preços também têm apresentado variação. Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP apontam que a caixa com 30 dúzias de ovos brancos teve um aumento de 17,83% em Minas Gerais, 5,89% em Recife (PE) e 6,03% em São Paulo entre os dias 11 e 12 de fevereiro. Para os ovos vermelhos, as altas foram de 7,70%, 12,99% e 7,61%, respectivamente.
Com a nova exigência, o mercado de ovos se torna mais regulamentado, oferecendo mais transparência e segurança tanto para consumidores quanto para produtores.
As informações são da Folha de São Paulo
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