Tiago Franz | Assessoria Acenm/CDL
Nova Mutum/MT
Nova Mutum registrou em novembro um saldo positivo de 7 novos postos de trabalho (712 admissões x 705 demissões), impulsionado pelos setores da indústria e comércio, que registraram saldo positivo de 42 e 30, respectivamente. O saldo foi puxado para baixo pela agropecuária, que registrou menos 55 postos de trabalho.
“Isso é reflexo do crescimento da indústria brasileira após o impacto da pandemia, provocado pelo aumento do consumo interno. Era um consumo represado, pois a indústria praticamente parou por 60 dias, mas o consumo, por outro lado, aumentou e foi ainda mais impulsionado pela ajuda emergencial. Quanto ao comércio, já era esperado esse saldo positivo de contratações. Boa parte são trabalhadores temporários para o período de festas, ocasião que aquece de forma natural a movimentação e as vendas”, explica o gerente administrativo da Acenm/CDL, Rodrigo Rigoni.
Já a movimentação do comércio, segundo dados do SPC Brasil, cresceu forte no mês de novembro, rebatendo a queda apresentada em outubro/2020. A alta foi de 9,41% em relação a novembro de 2019. Na relação sazonal que considera o mês anterior (outubro/2020), cresceu 7,09%.
A Acenm/CDL atribui esse crescimento à injeção da primeira parcela do 13º salário, também à ajuda emergencial ainda sendo injetada no comércio e ao período eleitoral que indiretamente é um forte injetor de recursos no mercado local.