Nova Mutum

day_122.png
02 de Abril de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

02 de Abril de 2025

Cidades Sábado, 22 de Março de 2025, 14:10 - A | A

22 de Março de 2025, 14h:10 - A | A

Cidades / OPERAÇÃO CACICUS

Prefeitura de Sorriso e Energisa avançam no trabalho de limpeza da rede elétrica

Da assessoria



A partir do dia 24 de março, equipes da Energisa farão a retirada de cabos de internet que estejam fixados nas estruturas da rede de distribuição de energia elétrica e que cujas operadoras não tenham projeto aprovado junto à concessionária.

O trabalho, consolidado na “Operação Cacicus”, é capitaneado diretamente pelo vice-prefeito Acacio Ambrosini, acompanhada de perto pelo Procon e pelo Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), e tem por objetivo normatizar a utilização das estruturas e evitar acidentes com cabos que estejam soltos, mal instalados ou que já estejam em desuso.

 

Mais do que isso, ao fiscalizar, normatizar e organizar este processo, a atividade integrada deve coibir a prática da conexão pirata, a popular “gatonet”. “Estamos avançando em um trabalho que já começou em fevereiro, quando todas as operadoras da cidade foram notificadas para resolver a situação e a Energisa já começou a fazer a limpeza”, afirma o vice.

Agora, explica o coordenador do NIF, Gabriel Alves Rodrigues Neto, também serão retirados os cabos destas operadoras que ainda não estão com o projeto aprovado junto à concessionária. “As ações de fiscalização se baseiam na Resolução Conjunta n° 4, estabelecida entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)”, complementa.

Atualmente, de acordo com dados da própria concessionária, das 17 operadoras de internet que atuam em Sorriso, somente seis estão devidamente adequadas, com projeto aprovado, para poder utilizar os postes da rede elétrica.

Caso as empresas não se adequem até segunda-feira, possivelmente poderá haver problemas no fornecimento de dados com a retirada dos cabos.

O diretor executivo do Procon, Michel Ferreira, lembra que a instituição pode ser acionada sempre que houver qualquer tipo de violação da relação de consumo. Para facilitar o acesso dos consumidores à unidade de fiscalização, o Procon dispõe de atendimento via Whats App pelo 66 99715 9078. Também é possível acionar a unidade do Procon pelo 3907 8014. Para quem prefere o atendimento presencial, a unidade do Procon funciona no Ganha Tempo Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

O Ganha Tempo da Zona Leste também conta com um ponto de atendimento aos consumidores. Há ainda o telefone 151, que funciona como Disque Denúncia. Outra opção é entrar em contato pelo e-mail procon@sorriso.mt.gov.br.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853