JULIA OVIEDO/HIPER NOTÍCIAS
A eleição para novos conselheiros tutelares dos 141 municípios de Mato Grosso acontece neste domingo (1º), das 8h às 17h. Em Cuiabá, 25 candidatos disputam cinco vagas titulares e outras cinco para suplência de cada um dos seis conselhos localizados na capital. Já em Várzea Grande, 53 candidatos disputam 15 vagas para três conselhos.
Assim como as eleições políticas, o mandato de um conselheiro tutelar também é de quatro anos. Nestas eleições, o mandato será de 2024 a 2028. Os conselheiros tutelares são os profissionais que acompanham menores em situação de risco e decidem, em conjunto, qual medida de proteção é necessária em cada caso.
Ao contrário do que muita gente pensa, a votação é aberta a todas as pessoas que tenham a partir de 16 anos e possuam título de eleitor em pleno gozo dos direitos políticos podem contribuir com a escolha. Para votar, basta levar um documento oficial com foto e o título de eleitor. O voto é facultativo e cada pessoa pode escolher apenas um candidato (confira link no final da matéria).
A votação também é similar a uma eleição política, já que as urnas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) serão utilizadas na ocasião. De acordo com o levantamento do órgão, dos 141 municípios mato-grossenses, 98 farão uso das urnas eletrônicas para a escolha dos seus conselheiros tutelares e 36 optaram pelo uso da urna de lona. Sete municípios ainda não informaram como operacionalizarão o pleito.
Em Cuiabá, 669 pessoas participaram do processo seletivo para concorrer às vagas disponíveis de conselheiro. Para isso, é necessário cumprir uma série de requisitos, entre eles: residir na cidade pelo menos há dois anos, ter uma graduação em nível superior concluída, não exercer nenhum tipo de atividade político-partidária, ter desenvolvido alguma atividade relacionada a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente por pelo menos dois anos, entre outros.
De acordo com o juiz da Vara Especializada da Infância e Juventude de Várzea Grande, Tiago Abreu, é necessário conscientizar a população sobre a importância de a população escolher os novos conselheiros tutelares e sobre a representação deles na sociedade.
“O conselheiro exerce uma função extremamente sensível e relevante para a sociedade. É ele quem vai atuar de maneira imediata nos casos de vulnerabilidade, onde a integridade dos menores esteja em risco. É o conselheiro que recebe a denúncia e tem a função de ir checar. O conselheiro tutelar é o 'longa manus', ou seja, a extensão do Poder Judiciário na proteção dos jovens e adolescentes”, destacou o juiz.
Confira no site do TRE-MT a lista de candidatos e de locais de votação de todos os 141 municípios de Mato Grosso clicando AQUI.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber notícias, vagas de emprego e muito mais!
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no TELEGRAM