Yuri Ramires/Gazeta Digital
Mato-grossense Bárbara Reis, 25, atual Miss Universo Mato Grosso 2023, ficou em segundo lugar no Miss Universo Brasil, que aconteceu na noite de sábado (8), em São Paulo. A coroa ficou com a Miss Universo Rio Grande do Sul, Maria Brechane.
Natural de Sinop, Bárbara apresentou no palco do concurso um traje típico inspirado na população quilombola do Estado, nomeada de "Mucuache – a mensageira do rei do Congo".
“Mato Grosso é um dos poucos Estados do país que abriga comunidades quilombolas. Responsáveis por grande contribuição cultural, as comunidades representam resistência e força. Seja o Siriri e Cururu, o Rasqueado, o Congado, o traje faz uma alusão às cores e os encantamentos das danças típicas de Mato Grosso”, explicou.
Depois do desfile de traje de banho, respondeu o questionamento dos jurados sobre meio ambiente e destacou o empenho de Mato Grosso na preservação natural. “Temos 60% de toda área preservada. MT é exemplo de empregabilidade, de respeito à natureza e eu quero que o exemplo de MT seja levado para o Brasil”, disse.
No pódio com Maria e Bárbara ficou ainda a Miss São Paulo, Vitória Brodt.