Jolismar Bruno - Hiper Notícias
Localizada próxima da divisa com o estado de Goiás, Araguainha, cidade a 442 quilômetros de Cuiabá, é o menor município dos 142 que compõem Mato Grosso e fica no centro da maior cratera de asteroide na América do Sul, o conhecido "Domo de Araguainha". A população conta com apenas 1.006 habitantes, sendo também a quarta menor do Brasil, conforme estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (29). Com área total calculada em 688.676 km2, a economia local é fomentada pelo turismo, plantações de soja, extração vegetal e silvicultura.
O Domo de Araguainha se formou há aproximadamente 250-259 milhões de anos, período que inclui a transição entre os períodos geológicos Permiano e Triássico. O corpo celeste que originou a diatera provavelmente foi um asteroide de três quilômetros de diâmetro.
O centro da estrutura tem cerca de cinco quilômetros de diâmetro. Lá, afloram rochas cristalinas que estavam originalmente abaixo das rochas sedimentares da bacia. Essas rochas são compostas por um granito alcalino (rico em feldspato potássico), filitos e meta-arenitos.
Em outubro de 2022, o Domo de Araguainha foi selecionado pela International Union of Geological Sciences (IUGS) para integrar uma lista dos primeiros 100 sítios geológicos mundiais. A seleção da IUGS, uma das maiores organizações mundiais das Ciências da Terra, tem o objetivo de valorizar o patrimônio geológico do nosso planeta.
HISTÓRIA DA CIDADE
Araguainha teve sua colonização nos anos 40, com a chegada de garimpeiros. Em 1947, o Prefeito do município de Alto Araguia, requereu junto ao governo estadual a criação de um povoado para esta região, que recebeu o nome de Couto Magalhães, em homenagem ao ex-presidente da Província.
A Lei estadual nº 1.964 de 11 de novembro de 1963 criou o município de Araguainha, desmembrando do município de Ponte Branca. Este recebeu tal nome devido ao fato da cidade estar situada à margem esquerda do rio Araguainha que deságua no rio Araguaia. Sua emancipação se deu em 24 de fevereiro de 1964. Leia mais clicando aqui.
Com informações de SuperInteressante e prefeitura municipal.
Reginaldo Pinheiro 01/09/2024
A emancipação de Araguainha se deu em um contexto político dito \"Política Coronelista\" que na ocasião vigorava em todo o Brasil, onde, bastava o líder político local tem bom trânsito na capital, o governador expedia praticamente uma ordem para sua bancada federal para deliberarem e aprovarem o assunto em pauta. A partir da CF de 1988 o Senado fixou regras mais técnicas para emancipação, veja por exemplo outros dois casos icônicos em MT, Vila Garça Branca (Tatuapé) e Ouro Branco (município de Itiquira) Ambas as margens de rodovias federais, muito punjantes no cenário agrícola e ainda não conseguiram emancipação. Agora, imaginem hoje, um lugar que quase nada produz, carente de infraestrutura urbana, manutenção de estradas rurais e com a obrigação inerente de criar a estrutura política/administrativa, leia se eleição de prefeito e vice, vereadores com todo o quadro de funcionários públicos, concursados e contratados. Se o futuro município não tem dentro de seus limites produção que possibilite arrecadação que faça jus ao FPM, os repasses através do FPM terão que ser suprimidos de outros municípios para manter esse novo município que nada produz. Traduzindo...O bolo é o mesmo e aumenta mais um para comer, logo as fatias de todos serão menores.
MARIA DE LURDES 01/09/2024
Entendi que antes da emancipação era Couto Magalhães. Com a emancipação recebeu o nome de Araguaínha. Agora, o que acho incrível é emancipar um lugar com esse número de habitantes enquanto tem outros lugares com mais de 11.000 habitantes que nunca conseguiu se emancipar. Ex: Vila Veranópolis em Confresa-MT.
Walter Jackson da Silva 01/09/2024
PRIMEIRO: Araguainha teve sua colonização nos anos 40, com a chegada de garimpeiros. Em 1947, o Prefeito do município de Alto Araguia, requereu junto ao governo estadual a criação de um povoado para esta região, que recebeu o nome de Couto Magalhães, em homenagem ao ex-presidente da Província. ( PRIMEIRO NOME DA CIDADE FOI COUTO MAGALHÃES ) SEGUNDO: A Lei estadual nº 1.964 de 11 de novembro de 1963 criou o município de Araguainha, desmembrando do município de Ponte Branca. Este recebeu tal nome devido ao fato da cidade estar situada à margem esquerda do rio Araguainha que deságua no rio Araguaia. Sua emancipação se deu em 24 de fevereiro de 1964. ( NOME ATUAL DA CIDADE É ARAGUAINHA, CONHECIDA COMO DOMO DE ARAGUAI ) ESPERO TER AJUDADO JOSE
José 31/08/2024
Não entendi direito. O nome da cidade é Couto Magalhães ou Araguainha?
4 comentários