Nova Mutum

day_122.png
21 de Abril de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

21 de Abril de 2025

Cidades Domingo, 20 de Abril de 2025, 22:07 - A | A

20 de Abril de 2025, 22h:07 - A | A

Cidades / EM NOBRES

Grupo é detido após invadir e deixar lixo em cachoeira com visitação proibida no Parque Gruta da Lagoa Azul em MT

Cinco pessoas foram encaminhadas à delegacia após acessarem área protegida de forma irregular e deixarem lixo no local. À polícia, elas alegaram que não sabiam da proibição e que foram guiadas por uma moradora da região.

G1/MT



 Cinco pessoas foram flagradas causando dano ambiental na Cachoeira dos Namorados, localizada dentro do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, em Nobres, a 140 km de Cuiabá, neste sábado (19). O parque foi criado em 2000 para proteger as belezas naturais da região e, desde então, a visitação na área está proibida, de acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Parque criado para proteger gruta paradisíaca é ameaçado por desmatamento, agricultura e presença de gado em MT
Conforme o boletim de ocorrência, os suspeitos deixaram sacos de lixo e materiais plásticos próximos à cachoeira, causando impactos ambientais. Segundo a Polícia Militar, eles acessaram a trilha a partir de uma propriedade rural vizinha, conduzidos por uma moradora da região.

Os envolvidos alegaram à polícia que desconheciam a Portaria nº 152/2025/SEMA/MT, que suspende temporariamente a visitação pública ao Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, incluindo suas trilhas e cachoeiras.

Os invasores devem responder por crime ambiental, especificamente por causar dano à unidade de conservação.

A ação foi resultado de uma operação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), que realizavam fiscalização ambiental no interior da unidade de conservação.

Com formações rochosas e uma lagoa de águas cristalinas em tons de azul, a Gruta da Lagoa Azul é um dos dos cenários naturais mais impressionantes de Mato Grosso. Segundo pesquisadores, a lagoa surgiu quando o lençol subterrâneo de água aflorou no local. A cor azul predominante na água envolve uma série de elementos, entre eles carbonato de cálcio e magnésio.

Em março de 2024, o g1 mostrou que diversas denúncias foram registradas contras guias clandestinos por promoverem passeios irregulares na gruta, sem informar os turistas sobre a proibição. Na época, o valor da visita chegava a custar R$ 250 por pessoa. Em 2023, o jogador Deyverson, e a esposa dele, também visitaram a gruta. À época, o jogador compartilhou fotos do passeio romântico nas redes sociais.

Atualmente, os passeios seguem acontecendo sem autorização organizado por guias clandestinos da cidade. Em março deste ano, seis turistas e um guia de turismo foram detidos no interior da gruta. No entanto, todos foram liberados.

De acordo com a Sema, as multas para a visitação passaram a ser aplicadas a partir neste ano, com a publicação da Portaria n°152/2025, de 6 de fevereiro, que dispõe sobre a proibição da visitação pública na Unidade de Conservação Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853