Gazeta Digital
Um congestionamento de aviões executivos foi registrado nesta quarta-feira (13), na divisa dos estados de Mato Grosso e Goiás (GO), em razão de uma festa realizada pelos irmãos José Júnior, Joesley Batista e Wesley Batista, filhos de José Batista Sobrinho, conhecido como Zé Mineiro, fundador de um dos maiores grupos frigoríficos do país, a JBS Friboi. O "megaevento" foi realizado na Fazenda Santa Luzia, em Aruaná (GO), que é de difícil acesso e não há hospedagem, o que fez os convidados alugarem jatos executivos para ida e volta no mesmo dia.
Jatos para locação no aeroporto de Brasília (DF) foram esgotados pelos convidados da festa. Um avião do governo de Mato Grosso estava entre as aeronaves que pousaram na fazenda.
Segundo informou a AEROIN, maior site de aviação do Brasil e da América Latina, foi gerado um grande congestionamento e foi possível observar vários aviões dando voltas (fazendo órbitas) na divisa dos estados. Segundo foi possível apurar na plataforma FlightRadar24, ao menos 11 aviões estavam esperando ou em procedimento de pouso na Fazenda Santa Luzia próximo das 18h30, no horário de Brasília, nesta quarta-feira. Os convidados foram informados de que seria proibido fazer imagens durante a festa.
Conforme uma reportagem publicada pela Folha De S.Paulo, na terça-feira, já não havia mais jatinhos para locação. A festa ocorreu na quarta. A lista não foi divulgada por questões de segurançaa, mas contava com mais de 1.000 convidados, segundo pessoas próximas aos Batista. Metade é de executivos do grupo. A outra metade conta com empresários e, principalmente, políticos, segundo a Folha De S.Paulo.
Ainda conforme a AEROIN, utilizando algumas plataformas de rastreamento de voos, foi possível chegar à seguinte lista de aviões que estiveram na Fazenda deixando ou levando de volta os convidados. A lista está organizada por matrícula e modelo de aeronave. Veja abaixo:
PP-BFB – Bombardier Global 7500*
PS-BRR – Beechcraft King Air F90
PS-ALG – Beechcraft King Air B360
PP-CBD – Beechcraft King Air B200
PS-JBS – Beechcraft King Air B350*
PP-BJR – Beechcraft King Air B350
PS-XSX – Beechcraft King Air B200
PS-BEM – Cessna Citation Bravo
PR-NTX – Cessna Citation CJ2
PP-NEH – Cessna Citation II
PP-RST – Cessna Citation
XLS PP-SDY – Cessna Citation Jet
PT-STK – Cessna Citation Jet
PS-KZA – Eclipse 500
PR-TLC – Embraer Legacy 650
PP-FJA – Embraer Legacy 650
PS-VRC – Embraer Praetor 500
PR-FVF – Embraer Phenom 300
PR-VFV – Embraer Phenom 300
PS-VMB – Gulfstream G550
N989AR – Gulfstream G550
PP-AAO – Hawker Beechcraft 400XP
PS-DBD – HondaJet
PS-GOV – Piper PA-31T2 Cheyenne IIXL
Aeronaves marcadas com (*) são da família dos donos da JBS. Se destaca também o PT-STK, um jatinho CitationJet que foi apreendido em 2020 e a Justiça cedeu ele para a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (Sesp-GO). Outro avião de governo é o PS-GOV, um bimotor Cheyenne que pertence ao Estado do Mato Grosso.
Ao todo foram ao menos 24 aeronaves, sendo a maioria dos modelos Beechcraft King Air e Embraer Phenom 300, com forte predominância da Textron Aviation (Cessna/Beechcraft/Hawker).
Com informações de AEROIN e Folha De S.Paulo