Márcia Tomaz/Hiper Noticias
Em menos de 20 dias, três ocorrências de trânsito com mortos e dezenas de feridos envolveram ônibus da empresa Viação Novo Horizonte em vias de Mato Grosso. O mais recente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (6), na BR-163, no perímetro de Diamantino (180 km de Cuiabá), deixando três mortos e mais de 40 feridos. A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER-MT), por outro lado, informou que a documentação dos veículos da empresa está toda válida.
Entre as vítimas fatais do acidente da BR-163 estão o motorista do ônibus Reiter Gonçalves da Silva, de 54 anos, Rodrigo Medeiros da Silva, de 44 anos, condutor do caminhão, e uma passageira do sexo feminino, que ainda não foi identificada.
O ônibus da empresa com placas de Vitória da Conquista (BA) viajava com 44 passageiros e colidiu contra um caminhão carregado de madeira na altura do KM 550 da BR-163, por voldas das 3h10. Com impacto, a frente do ônibus ficou completamente destruída. O caminhão parou atravessado na pista.
PERÍMETRO URBANO
No dia anterior, a falta de freio em ônibus da mesma empresa provocou um acidente envolvendo quatro veículos de passeio na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. O motorista de um dos veículos foi socorrido em estado grave.
Em entrevista ao programa de TV Cadeia Neles, da Vila Real, o motorista afirmou que, por falta de freios do ônibus, não conseguiu parar o veículo no semáforo. "Não conseguiu frear, não freou o ônibus. Estava chovendo bastante e, na hora que pisei no freio, parece que acelerou mais", explicou o motorista.
ESTRADA DA GUIA
Outro episódio recente envolvendo um ônibus da empresa aconteceu na madrugada de 21 de dezembro, na MT-010, conhecida como Estrada da Guia, e deixou sete pessoas feridas. Na ocasião, o ônibus bateu na traseira de um caminhão-baú.
Imagens registradas no local mostram a frente do veículo de transporte de passageiros danificada. As vítimas foram socorridas e encaminhadas à unidade de saúde de Cuiabá com ferimentos moderados.
FISCALIZAÇÃO
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER-MT), resposável pelas fiscalizações do veículos que trafegam nas rodovias do Estado, informou que os todos os ônibus da empresa estão com os documentos dentro da validade, conforme Resolução N° 001/2006, que determina que o Certificado de Vistoria Veicular possua prazo de vigência de um ano.
Quanto à abrangência da fiscalização, a autarquia infomou que ela se dá por vistorias planejadas e inspeções periódicas nos oito polos onde há fiscais aptos para a tarefa.
A Agência reforça ainda que está colaborando com os órgãos competentes nas investigações, bem como no auxílio e apoio aos usuários envolvidos.
A equipe de reportagem entrou em contato com a transportadora Viação Novo Horizonte através dos telefones disponíveis no site da empresa, no entanto, não obteve retorno até esta publicação. O espaço segue aberto.
José 10/07/2023
Uma péssima opção, ônibus deteriorado sem msrcador de combustível,sem Ar condicionado
Francine Lorena 07/01/2023
Fiz uma viagem em um ônibus dessa empresa de Nova Mutum a Cuiabá onde o ar condicionado estragou, não foi possível abrir a entrada de ar do teto do ônibus onde é a saída de emergência, pois estava emperrada. Sinais claros de falta de manutenção. Esses veículos devem ser melhor inspecionados.
Edilson martins tavares 07/01/2023
Isso tem que ser visto e envestigado seriamente até porque é muita imprudência em um pequeno espaço de tempo
3 comentários