Yuri Ramires/Gazeta Digital
A Defesa Civil de Mato Grosso está alertando a população para a onda de calor que pode durar até domingo (24), causando hipotermia e com risco no aumento de até 5ºC na média da temperatura.
Yassar Faria, Gerente de Preparação da Defesa Civil, apontou algumas medidas preventivas para o período de baixa umidade do ar e ondas de calor, sendo elas: evitar exposição ao sol durante os horários mais quentes; não deixar crianças e idosos sem vigilância em veículos estacionados; evitar exercícios ou atividades intensas ao ar livre sem a proteção; beba bastante água, mesmo sem sede; mantenha a casa fresca, usando o ar ou ventilador, nos momentos mais quentes; utilize roupas leves, de cores claras, sem apertar o corpo e coma alimentos leves.
Para se ter uma ideia, a tendência da temperatura em Cuiabá para a quinta-feira (21) é de 41ºC. Com a onda de calor, a temperatura pode subir até 46°C. A temperatura piora no sábado e no domingo, que os termômetros devem registrar 42°C na Capital.
Já em Várzea Grande, a previsão não é diferente. O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros, disse que neste período de muito calor é frequente a superlotação nas unidades de saúde com crianças e idosos, em estado de desidratação, por isso o alerta é necessário para toda a população.
“O risco de morte por hipertermia - que é quando a temperatura do corpo fica muito elevada - é apontado por causa do calor intenso. Há risco de insolação, principalmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades", disse o secretário.
Ele ainda lembrou que, o calor extremo, segundo os especialistas, também pode causar mal-estar, desconforto, além de outras alterações na saúde, que exige cuidados. A respiração, a pele, os rins e o coração são algumas das áreas do corpo mais afetadas pelo calor contínuo. A Hidratação, alimentação leve, ajuda a preservar o estado de saúde das pessoas.
anonimo 21/09/2023
hipotermia?
1 comentários