G1/MT
Chegou a 20 o número de municípios em Mato Grosso que estão sob decretos de situação de emergência por causa da chuva, segundo o boletim divulgado nesta terça-feira (21), pela Defesa Civil Estadual. Outros 11 estão sob monitoramento da Defesa Civil (veja lista no fim da matéria).
Registros feitos por moradores e autoridades de cada região mostram que as cidades afetadas estão sofrendo com ruas inundadas, carros atolados, árvores caídas e famílias desabrigadas.
O município de Paranatinga foi um dos mais devastados pelos temporais. A cidade ficou inundada após o Rio Paranatinga e o Rio Xavantino transbordarem. Três famílias da região ainda permanecem desabrigadas e estão alocadas em um abrigo temporário montado pela Prefeitura.
As fortes chuvas também causaram alagamentos e enchentes nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, a 361 km e 383 km de Cuiabá respectivamente. As cidades são separadas apenas por uma distância de cerca de 10 km.
Em Salto do Céu, moradores foram surpreendidos por uma cabeça d’água na cachoeira central da cidade. Já em Rio Branco, uma ponte desmoronou, transbordando com o volume da água.
Em nota, o Governo do Estado informou que está entregando cestas de alimentos, cobertores, kits de higiene e limpeza, colchões e travesseiros para as famílias necessitadas.
Veja municípios de MT que declararam situação de emergência:
Rio Branco
Salto do Céu
Paranatinga
Cuiabá
Nova Nazaré
Alto Paraguai
Luciara
Chapada dos Guimarães
Água Boa
Arenápolis
Itaúba
Nova Brasilândia
Vila Rica
Confresa
Rondolândia
Cocalinho
Serra Nova Dourada
Novo Santo Antônio
Novo São Joaquim
Porto Alegre do Norte
Veja municípios que estão sendo monitorados:
Nossa Senhora do Livramento
Nobres
Santa Terezinha
Rondonópolis
Barra do Bugres
Campo Novo do Parecis
Denise
Nova Marilândia
Nova Olímpia
São José do Rio Claro
Lucas do Rio Verde