Gazeta Digital
Maior rodovia de Mato Grosso, a BR-163, continua sendo palco de graves acidentes de trânsito. Passando por 21 cidades e ligando o estado ao Pará, em 2023, 902 acidentes foram registrados ao longo da via.
Conforme divulgado pela Nova Rota do Oeste, o trecho ainda inclui a sobreposição da BR-364, de Rondonópolis ao Posto Gil, entre Itiquira e Sinop.
No comparativo com 2022, há uma estabilidade no número, que foi de 884 acidentes. Importante ressaltar que, neste ano, o fluxo de veículos pela BR-163 aumentou em torno de 4%.
Gestão da rodovia
Após 7 anos de obras paralisadas, o governador Mauro Mendes (União) assinou o termo de transferência para assumir a gestão da BR-163, que agora será administrada pela MT Par e receberá o nome de "Nova Rota".
Entre o Posto Gil e a travessia urbana de Nova Mutum (km 593) foi retomada a construção da duplicação da BR-163, além disso, o projeto contempla pontes e viadutos e a recuperação estrutural completa da pista antiga, num investimento de R$ 620 milhões, a primeira etapa deve ficar ponta em até 24 meses.
Relembre alguns dos acidentes:
No dia 30 de julho ocorreram dois graves acidentes onde 6 pessoas morreram carbonizadas em Sorriso, as vítimas foram identificadas como: Antônio Feitosa Coura, 30, Simone Cristina de Almeida, 36 e a filha dela, a pequena Allana de Almeida Cavasini, 6. Já no acidente de Sinop, que resultou em 3 mortes também, apenas Anderson dos Santos Caetano foi identificado. Uma mulher e um homem ficaram carbonizados.
Dia 31 de agosto, 4 pessoas da mesma família identificadas como Valéria Rúbia da Silva Rosa, 58, Cibele Martins da Silva, 79, Valdecir Rosa e Telmo Antônio de Souto morreram em uma colisão frontal durante uma tentativa de ultrapassagem, chovia bastante no momento do acidente na BR-163, entre Diamantino e Nova Mutum.
Já no final da tarde de quarta-feira, 6 de setembro, Leandro Pereira de Souza, 33, e Izaias Santana dos Santos, 52, morreram em um acidente envolvendo 3 veículos de carga na tarde de quarta-feira (6), na BR-163, em Nova Mutum (264 km ao norte de Cuiabá).