Gabriel Duenhas - Gazeta Digital
Bandeira tarifária nas contas de luz de setembro sofreu alteração da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nessa quarta-feira (4). Antes definida a bandeira vermelha patamar 2, a mais cara de todas, para o mês de setembro, o órgão alterou o acionamento para bandeira vermelha patamar 1, um aumento menor nas contas de luz dos brasileiros.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira já tinha adiantado que poderia ocorrer uma revisão na decisão da agência. Essa mudança deve-se a uma correção nas informações do Programa Mensal de Operações (PMO), que é definido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
A Aneel solicitou à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) avaliação e recálculo dos dados da PMO, que faz a indicação da bandeira vermelha patamar 1.
"Diante dessa alteração, a Aneel solicitou para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) avaliação das informações e recálculo dos dados, o que indicou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1", disse a nota da Aneel.
Com a mudança, as contas terão aumento de R$ 4,46 para cada 100 KW/h. Antes, o aumento nas tarifas da população seria de R$ 7,877 a cada 100 KW/h.
✅ Clique aqui para participar da nossa Comunidade no WhatsApp