Agitos Mutum - Informando Nova Mutum e Regi�o

POLÍTICA

Nova Mutum: Vereadores apontam que contratação de Técnico em Radiologia é Necessário

A contratação de um técnico em radiologia para realizar exames de Raio X, com mais precisão em tratamento odontológico no município de Nova Mutum, é necessário segundo os proponentes Alexandre Tavares ,  Romeu Belém e Altair Albuquerque. O pedido foi oficiado na 36ª Sessão Ordinária (13.11), através da Indicação nº 284/2017.

Os vereadores justificaram em plenário que a contratação deste profissional promoverá vantagens, tanto para o paciente que passa por um tratamento mais rápido, seguro, menos doloroso e confortável, quanto para o profissional, que consegue melhorar o nível dos serviços oferecidos.

Será possível atender as demandas em especialidades da ortodontia, implantodontia e cirurgia maxilofacial, que são as áreas que mais demandam serviço de radiologia. O parlamento votou e aprovou o pedido que será encaminhado ao Gestor Municipal.

POLÍTICA

Cristiano Sugestiona Implantação de Faixa 3D em Ruas e Avenidas de Nova Mutum

Nova Mutum é um município em expansão e o trânsito está sendo afetado por este crescimento, carecendo de dispositivos que possam contribuir na promoção da segurança das vias públicas.

Com este intuito e acompanhando grande sucesso que o modelo de faixa em terceira dimensão (3D) tem feito em várias cidades do Brasil e no exterior, o vereador Cristiano Bicô propôs a Indicação nº 279/2017, na 36ª Sessão Ordinária (13.11), pedindo ao Executivo Municipal, por meio do Departamento de Trânsito, venha implantar a faixa de pedestres do referido modelo em ruas e avenidas do município.

A faixa de pedestre em terceira dimensão chama a atenção dos motoristas, que têm que reduzir a velocidade para passar no local.

Segundo o autor da propositura a ilusão de ótica vem trazendo resultados e um recuo nos acidentes. Bicô reafirmou que o investimento para atender este pedido é baixo, comparado ao custo benefício em relação a segurança física e material de nossos munícipes.

Essa iniciativa já foi adotada em vários países com o objetivo de reduzir atropelamentos, como China, Índia, Geórgia e Islândia.

Em algumas cidades de Mato Grosso, a comunidade está manifestando a favor e pedindo a pintura das faixas inovadoras. Todos os vereadores apoiaram a indicação do parlamentar, vindo a aprova-la.

POLÍTICA

Feriadão de 10 dias para deputados vai custar mais de R$ 110 milhões

A suspensão das atividades da Câmara Federal durante toda essa semana, devido ao feriado da Proclamação da República, na quarta-feira (15), aos cofres públicos cerca de R$ 110 milhões, já que os trabalhos no Congresso devem estagnar.

O presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) não marcou sessão por 10 dias.

A justificativa é que seriam feitos gastos desnecessários em viagens de ida e volta dos parlamentares a suas bases eleitorais. 

Neste período, a articulação da Presidência da República com os deputados não está parada. Esta semana será fundamental para a obtenção de votos para votar a reforma da Previdência. 

GERAL

Nova Mutum: novo modelo de hidrômetro será exigido a partir de 2018

GERAL

Dois veículos se envolvem em acidente na BR-163 em Nova Mutum

POLÍTICA

Vereadores aprovam projetos e nove indicações durante 36ª Sessão

ÚLTIMAS COBERTURAS

MATHEUS E ALEX

MATHEUS E ALEX

FOTOS GAROTA ESTUDANTIL

FOTOS GAROTA ESTUDANTIL

4º TRIÁTHLON MIRIM

4º TRIÁTHLON MIRIM

ANUNCIE
(65) 996 968 266



POLÍTICA

Nova Mutum:Câmara promove audiência publica e debate sobre Saneamento Básico

Foi realizada na noite da última sexta-feira (10-11), a audiência pública que debateu o Plano Municipal de Saneamento Básico. A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Nova Mutum e teve como objetivo discutir junto com a população o projeto de lei nº 091/2017, que dispõe sobre a Politica Municipal de Saneamento Básico.

O projeto está tramitando no Legislativo desde o inicio de outubro e a expectativa é que seja votado em plenário ainda neste ano. “Tivemos a oportunidade de debater e ouvir a população a respeito desse importante projeto. A nossa sugestão é que sejam feitos alguns ajustes para que siga a proposta original do Plano”, comentou o presidente do Legislativo  Airton Pessi .

Os vereadores defendem que sejam reinseridos no projeto os artigos que preveem a criação do Conselho Municipal de Saneamento Básico com função de fiscalizar e deliberar com a participação de membros da sociedade.

Outra sugestão é referente à necessidade do Município em requerer a outorga do Rio Ranchão e adotar medidas efetivas de preservação do volume e qualidade da água.

Ainda na proposta dos vereadores, o Município só poderá contratar empresas e firmar concessões para o abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais, se houver uma lei especifica.

Uma nova conversa entre Legislativo e Executivo deverá sacramentar os últimos detalhes do projeto de Saneamento Básico.

 

O objetivo da Câmara é criar mecanismos de resguardar o bem público e evitar concessões que possam causar prejuízos futuros para o Município.

GERAL

Com salário atrasado, professores da Unemat entram em greve

GERAL

Brasil registra queda no número de casamentos e aumento de divórcios em 2016

GERAL

Cerca de 205 milhões de mulheres têm diabetes no mundo, alerta OMS

ESPORTES

Luverdense e Boa fazem confronto da vida por permanência na Série B





.

Agitos Mutum - www.agitosmutum.com.br

Telefones (65) 996 968 266

Email: redacao@agitosmutum.com.br
leandrocampos@agitosmutum.com.br

© Agitos Mutum - Todos os direitos reservados