Agitos Mutum - Informando Nova Mutum e Regi�o

SORRISO

Amante é flagrado com mulher e para não “apanhar” do marido se tranca no banheiro

Um homem, amante de uma moradora do bairro Jardim Amazonas, em Sorriso, foi flagrado pelo marido e precisou de escolta da Polícia Militar (PM), para deixar a residência do casal, na manhã desta quarta-feira (29).

O fato aconteceu na manhã de hoje e segundo informações, ao chegar em casa, o proprietário se deparou com o “Ricardão” na companhia de sua mulher. Assustado o amante correu para um banheiro da residência e se trancou.

Com medo de ser agredido ele ligou para a polícia, pedindo ajuda para sair da casa com segurança. Os policiais foram até o local e retiraram o homem da casa.

Depois do ocorrido, as partes optaram por não registrar nenhum boletim de ocorrência. (com inf. MTnotícias)

CIDADES

Estado terá que dar remédios a pacientes renais

A Justiça julgou procedente ação proposta pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Cuiabá, e condenou o Estado de Mato Grosso a fornecer imediatamente, de forma ininterrupta e gratuita, medicamentos para pacientes renais atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério Público ingressou com ação civil pública em razão de estar irregular o fornecimento dos medicamentos denominados alfaepoetina humana, sevelamer, sacarato de hidróxido de ferro III (noripururum) e calcijex (calcitrol). De acordo com o promotor de Justiça Alexandre Guedes, estes medicamentos são importantíssimos no tratamento de pacientes renais crônicos e seu fornecimento não pode sofrer interrupções.

Na sentença, a Justiça determinou, ainda, que o Estado promova a abertura e conclusão de processo licitatório, em no máximo 50 dias, para atender, pelo prazo de seis meses, a demanda dos medicamentos citados, toda vez que o estoque dos referidos fármacos baixar ao patamar de 50% da quantidade necessária ao atendimento da demanda.

“O governador, bem como o Secretário Estadual de Saúde deverão ser intimados pessoalmente desta decisão, para tomarem as medidas necessárias para o efetivo cumprimento de aludida sentença. Para o caso de descumprimento, levando em consideração o entendimento majoritário do E. Tribunal de Justiça de Mato Grosso, de que o bloqueio como meio coercitivo para cumprimento da obrigação não é o mais eficaz, sujeitará os responsáveis às sanções civis, penais e administrativas”, diz os autos.

Conforme consta na sentença, mesmo com a liminar concedida pela Justiça, os medicamentos, mencionados, necessários para o tratamento dos pacientes renais crônicos deste Estado, ainda não tinham sido fornecidos em sua integralidade, agravando ainda mais a situação “dos assistidos que dele necessitam, de forma contínua, que por si só já configura a violação do Estado de Mato Grosso às normas constitucionais, quais seja, ofertar tratamento gratuito, adequado, digno e necessário para a manutenção da vida dos assistidos que sem encontram em situação de hipossuficiência. Assim, resta demonstrado que o fornecimento gratuito de medicamentos e demais serviços de saúde constitui responsabilidade solidária da União, dos estados e dos municípios”.

 

GERAL

Nova Mutum:Família consegue UTI para Jovem que sofreu acidente Automobilístico

A família de Julimar da Silva Assunção conseguiu uma UTI em Sorriso Após muita buscas nos órgãos Públicos, Autoridades locais e Estaduais, Conforme o Agitos Mutum Havia Informado, Julimar da Silva Assunção, 22 anos, sofreu traumatismo craniano em um acidente automobilístico no último domingo na cidade de Nova Mutum, onde reside e apesar da gravidade do estado de saúde não havia  conseguido ainda ser operado e ir para uma UTI. A família estava  desesperada, uma vez que vem encontrando obstáculos até para a sua transferência para Cuiabá, uma vez que os vários hospitais da Capital consultados negaram a assistência médica, alegando a falta de Unidade de Tratamento Intensivo.

A peregrinação da família começou logo após o acidente de Julimar, quando foram informados do estado de saúde do jovem e a necessidade de ser transferido para um hospital de ponta que tenha uma boa UTI e para passar por uma séria cirurgia.

Com Julimar tem parentes em Cuiabá, sua madastra Marilze Ribeiro tem irmãos em Cuiabá, parte da família se deslocou até a Capital e na segunda e na terça-feira ouviram vários nãos nos hospitais em que estiveram. “Fomos no Hospital Geral e na Santa Casa e a resposta foi a mesma, a de que todas as unidades de UTI´s estão lotadas. O problemas é que para que o jovem possa passar pela delicada cirurgia no cérebro, tem de ter uma unidade intensa”.

A mãe de Julimar, Rose Maria chegou a colocar um post nas redes sociais pedindo ajuda para que a família possa conseguir uma vaga em um hospital de Cuiabá para o jovem, que está em coma e entubado no hospital de Nova Mutum. Ela alega que na cidade já esteve em vários locais como prefeitura, secretaria de saúde, assistência social e em todos ouviu apenas não. “Eles alegam que não tem condições para nos ajudar. Disseram que temos de contratar um advogado para entrar com uma ação contra o Estado solicitando que meu filho possa ser transferido para Cuiabá, com UTI e direito a cirurgia”, alegou a mãe Rosa Maria. “Isso vai anos e o caso dele é urgente”, completou a mãe, que espera agora conseguir sensibilizar a Defensoria Pública para que até esta quarta-feira se consiga uma liminar para que Julimar possa ser atendido com urgência.

 Nota do Hospital Municipal São Camilo Sobre o Caso

O hospital informa que o paciente está devidamente assistido desde o dia em que foi admitido. Passou imediatamente por atendimento, realizou todos os exames e avaliações médicas. O hospital de Nova Mutum não é credenciado para assistência de alta complexidade e por isso inseriu desde o dia de sua admissão, o paciente na Central de Regulação, porém até o momento não foi sinalizada a vaga. A direção reitera que a disponibilidade de vaga não compete ao hospital e enquanto o paciente não é transferido toda a assistência é prestada.

 

 

GERAL

Nova Mutum: Imprudência de caminhoneiro provoca acidente e deixa duas pessoas feridas na BR-163

GERAL

Batalhão ambiental apreende 1,5 toneladas de pescado

GERAL

Rodovida: mortes nas estradas entre o fim do ano e o carnaval chegaram a 973

ÚLTIMAS COBERTURAS ver mais>>>

Inaug.de.Obras.Nova Mutum

Inaug.de.Obras.Nova Mutum

MATHEUS CEARÁ

MATHEUS CEARÁ

INAUG. THE DOG FATHER

INAUG. THE DOG FATHER

POLÍTICA

Vereadores aprovam em primeira votação projeto de lei que beneficia doações para a APAE em Nova Mutum

Os vereadores de Nova Mutum se reuniram na noite desta segunda-feira (27), em mais uma sessão ordinária a 8º deste ano.

Ocasião em que os parlamentares aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei de número 003/2017, de autoria do Legislativo Municipal, que em sua súmula, autoriza o Serviço Autônomo de Agua e Esgoto (SAAE), a receber na fatura de água, doações destinadas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Nova Mutum e da outras providencias

De acordo com o projeto, o munícipe poderá contribuir com valor mínimo de R$ 2, que será inserido na conta de água, caso é claro, o consumidor queira contribuir.

Após a aprovação em primeira votação, o projeto será então encaminhado para segunda votação que ocorrerá na próxima sessão ordinária.

A sessão também foi marcada com a presença dos representantes da Associação dos Integrados da Perdigão (AIP), que buscam o apoio dos parlamentares diante dos transtornos que a categoria vem enfrentando com os reflexos negativos da operação da Policia Federal denominada como “Carne Fraca”. 

O presidente da Câmara, vereador Airton Pessi o Quick (PSDB), fazendo uso da palavra livre afirmou que vem acompanhando a luta dos integrados e que reconhece os reflexos negativos. "Felizmente as duas industrias de Nova Mutum não foram atingidas, mais quero aqui salientar o fator positivo tanto da associação bem como de todas as pessoas envolvidas nessas empresas que direta e indiretamente desenvolve um excelente trabalho no município, e nos colocamos a disposição para somar naquilo que for necessários", concluiu.

Durante a sessão várias indicações de autoria dos vereadores foram aprovadas, confira abaixo as indicações:

Indicação nº 045/2017, de 23 de março de 2017.
Autor: Vereador Altair Marcos Albuquerque.
INDICA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL A NECESSIDADE DE INVESTIR NA AMPLIAÇÃO DE MOBILIÁRIO PARA LIVROS, BEM COMO OFERECER AOS USÚARIOS ACESSO A INTERNET PARA PESQUISAS NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE NOVA MUTUM.

Indicação nº 046/2017, de 23 de março de 2017.
Autoria: Vereadores Altair Marcos Albuquerque e Romeu Belém.
INDICA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL A NECESSIDADE DE CONSTRUIR UM CENTRO DE EVENTOS CULTURAL COM SUPORTE PARA BIBLIOTECA, ANFI-TEATRO, SALA DE EXPOSIÇÕES, ARTESANATO E OFICINAS, NO MUNICÍPIO DE NOVA MUTUM.

Indicação nº 047/2017, de 23 de março de 2017.
Autor: Vereador Cristiano Bicô.
INDICA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL A NECESSIDADE DE COMPRAR E INSTALAR UMA CAIXA D´ÁGUA DE 10.000 MIL LITROS PARA GARANTIR O ABASTECIMENTO DE AGUA NA COMUNIDADE VILA UNIÃO, MUNICÍPIO DE NOVA MUTUM.

Indicação nº 048/2017, de 23 de março de 2017.
Autor: Vereador Cristiano Bicô.
INDICA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL A NECESSIDADE DE REALIZAR MUTIRÃO DE ESCRITURA DE TERRENOS NA COMUNIDADE RANCHÃO, BEM COMO NA SEDE DO MUNICÍPIO DE NOVA MUTUM.
Indicação nº 049/2017, de 23 de março de 2017.
Autor: Vereador Alexandre da Silva Tavares.
INDICA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL A NECESSIDADE DE VIABILIZAR JUNTO A SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA EM PARCERIA COM O MUNICÍPIO, UMA BASE PRÓPRIA COM TODA INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA, PARA A FORÇA TÁTICA DO MUNICÍPIO DE NOVA MUTUM.

Indicação nº 050/2017, de 23 de março de 2017.
Autor: Vereador Lucas Badan Faria.
INDICA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL A NECESSIDADE DE IMPLANTAR UMA FARMÁCIA MUNICIPAL DENTRO DO PRONTO ATENDIMENTO, PARA ATENDER NOS FERIADOS, FINAIS DE SEMANA E HORÁRIOS ESPECIAIS, NO MUNICÍPIO DE NOVA MUTUM.


POLÍCIA

Após Denúncia, dois são detidos acusados de Receptação e Tráfico de drogas em Nova Mutum.

GERAL

Leandro Félix assume interinamente comando da Prefeitura de Nova Mutum

ESPORTES

Mutuense Esporte Clube quer disputar regional e Copa do Brasil

CIDADES

Última mato-grossense no The Voice, Franciele é eliminada na semifinal




.

Agitos Mutum - www.agitosmutum.com.br

Telefones (65) 996 968 266

Email: redacao@agitosmutum.com.br
leandrocampos@agitosmutum.com.br

© Agitos Mutum - Todos os direitos reservados